Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/647
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O impacto do rodízio de recreio na aprendizagem dos alunos da rede municipal de Parnaíba |
Autor(es): | Paulo, Brena Alves de |
Primeiro Orientador: | Costa Filho, Geraldo Pedro da |
Resumo: | Este presente artigo tem como finalidade analisar o impacto do barulho gerado a partir do “Rodízio de Recreio” em três escolas públicas municipais e uma de rede privada da cidade de Parnaíba- Piauí. A partir das nossas vivências como estagiárias nessas escolas, realizamos um diário de campo com o propósito de compreender como funciona o intervalo durante as aulas dessas instituições, analisando o espaço em que acontece o recreio, além de realizar indagações informais para alguns docentes. Ademais, foi feito um aprofundamento teórico com base em pesquisas bibliográficas e nos estudos da neurociência sobre o impacto do ruído na aprendizagem dos alunos, visto que aconteciam possíveis empecilhos para o processo de ensino e aprendizagem no momento da aula, pois havia turmas que permaneciam em sala enquanto outras se dirigiam para o recreio. A partir das análises feitas constatamos incialmente que esse tipo de rodízio prejudica a aprendizagem quando não há um espaço apropriado, sendo assim, é necessário um local silencioso para que o cérebro retenha a atenção, para que dessa forma, haja um aprendizado efetivo. |
Abstract: | This article aims to analyze the impact of noise generated from the “Rodízio de Recreio” in three municipal public schools and one private school in the city of Parnaíba- Piauí. Based on our experiences as interns in these schools, we carried out a field diary with the purpose of understanding how breaks work during classes in these institutions, analyzing the space in which recess takes place, in addition to carrying out informal inquiries with some teachers. Furthermore, a theoretical deepening was carried out based on bibliographical research and neuroscience studies on the impact of noise on student learning, as there were possible obstacles to the teaching and learning process during the class, as there were classes that remained in room while others headed to the playground. From the analyzes carried out, we initially found that this type of rotation harms learning when there is no appropriate space, therefore, a quiet place is necessary for the brain to retain attention, so that there is effective learning. |
Palavras-chave: | aprendizagem; neurociência; rodízio de recreio; |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/647 |
Data do documento: | 17-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LB, TCC. (Brena e Elane).pdf | 187,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.