Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Élido Santiago da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584642268601018pt_BR
dc.creatorSilva, Antônia Vitória Costa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3298411460979876pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T17:56:32Z-
dc.date.available2025-04-08-
dc.date.available2025-05-07T17:56:32Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/648-
dc.description.abstractThis article, which is part of the Final Paper, seeks to understand whether the life project discipline, which is part of the curricular component of the new high school, is productive for young people in public schools or is just part of another neoliberal strategy through educational reforms in the Brazilian education scenario. In this context, the central objective is to analyze how the life project can impact the students' experiences, demonstrating the implications of this discipline at school. To achieve this, a qualitative approach of a basic nature was used. With the explanatory research method, data collection occurred through a review of articles and books, in addition to face-to-face and online interviews. It is concluded that the life project will be useful or not depending on the type of school and approach to which it will be applied; if the institution has all the viable resources, the discipline will become more significant. However, it is notable that neither all institutions have the necessary tools so that discipline can fully happen. This can highlight a way of masking the true purpose that the life project has in public schools.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tem em vista entender se a disciplina projeto de vida que faz parte do componente curricular do novo ensino médio, é realmente produtiva para os jovens das escolas públicas, ou apenas faz parte de mais uma estratégia neoliberal, mediante as reformas educacionais no cenário da educação brasileira. Nesse âmbito tem o objetivo central de analisar como o projeto de vida pode impactar na vivência dos estudantes, demonstrando as implicações desse projeto na escola. Para isso, foi utilizado uma abordagem de caráter qualitativo, de natureza básica, com o método de pesquisa explicativo, a coleta de dados ocorreu por meio de revisão de artigos e livros, além de entrevista presencial e online. Conclui-se que o projeto de vida irá ser útil ou não dependendo do tipo de escola e abordagem no qual ele será aplicado, ou seja, se a instituição possuir todos os recursos viáveis, a disciplina se tornará mais significativa. Porém, é notável que nem todas as instituições possuem as ferramentas necessárias para a disciplina poder ocorrer plenamente, isso pode salientar uma forma de mascarar a verdadeira finalidade que o projeto de vida possui nas escolas públicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-04-08T17:44:13Z No. of bitstreams: 1 TCC - Projeto de vida.docx.pdf: 250867 bytes, checksum: 49bdc0bb67d4650cb8521fe6a71cc4bb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-05-07T17:56:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Projeto de vida.docx.pdf: 250867 bytes, checksum: 49bdc0bb67d4650cb8521fe6a71cc4bb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-07T17:56:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Projeto de vida.docx.pdf: 250867 bytes, checksum: 49bdc0bb67d4650cb8521fe6a71cc4bb (MD5) Previous issue date: 2024-07-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBNCC;pt_BR
dc.subjectNovo ensino médio;pt_BR
dc.subjectProjeto de vida;pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProjeto de vida: benefício para os estudantes do ensino médio ou para o empresariado?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Projeto de vida.docx.pdf244,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.