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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Patrícia Cantuária Cardoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2493956736802428pt_BR
dc.creatorSilva, Germano Vicente Alves da-
dc.creator.LattesN/Apt_BR
dc.date.accessioned2025-05-30T14:48:39Z-
dc.date.available2025-05-21-
dc.date.available2025-05-30T14:48:39Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/652-
dc.description.abstractN/Apt_BR
dc.description.resumoO setor de veículos elétricos no Brasil tem apresentado um crescimento constante a cada ano, motivado pela demanda por uma mobilidade mais ecológica, econômica e inovadora. Diante disso, a implementação de incentivos fiscais, isenção de impostos e programas de financiamento diferenciados, são essenciais para que os veículos elétricos sejam mais acessíveis e atraentes aos consumidores. Partindo dessa premissa, este estudo teve como objetivo realizar um levantamento e análise as principais publicações governamentais de incentivo ao mercado brasileiro de veículos elétricos para o avanço da mobilidade elétrica nacional, propondo-se, especificamente a investigar sobre os instrumentos e as ações em desenvolvimento sob a responsabilidade do poder público federal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. A metodologia empregada na elaboração deste trabalho, baseou-se em um levantamento da legislação pertinente a temática em sites institucionais. Os resultados deste estudo demonstram que a legislação brasileira sobre veículos elétricos está trilhando um caminho ainda lento, porém mais sustentável e viabilizando uma eficiência inteligente na mobilidade. Além disso, esses resultados reforçam que os benefícios fiscais e apoios financeiros para a produção nacional e a infraestrutura da rede de recarga, têm sido fundamentais na promoção da mobilidade elétrica e no fomento ao desenvolvimento do setor automotivo no país. Logo, é fundamental que o poder público federal, em parceria com o setor automotivo e os usuários, mantenham um esforço conjunto para incentivar a adoção de veículos elétricos, demonstrando que a mobilidade elétrica é não apenas uma alternativa viável, mas também uma rota promissora para um futuro mais ecológico e sustentável.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-05-21T19:09:56Z No. of bitstreams: 1 TCC - Germano Vicente Alves da Silva_versão final com ficha catalografica.pdf: 847068 bytes, checksum: 535f09bf4a5c57a94f6e39bee3f92030 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-30T14:48:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Germano Vicente Alves da Silva_versão final com ficha catalografica.pdf: 847068 bytes, checksum: 535f09bf4a5c57a94f6e39bee3f92030 (MD5) Previous issue date: 2024-12-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade elétrica;pt_BR
dc.subjectVeículos elétricos;pt_BR
dc.subjectMercado brasileiro;pt_BR
dc.subjectProgramas governamentais.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleMobilidade elétrica: um estudo sobre os programas governamentais de incentivo ao mercado brasileiro de veículos elétricospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

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