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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves Júnior, Paulo Sérgio-
dc.creatorCarvalho, Deborah Maria Dantas de-
dc.creatorSilva, Maria Gislene Santos-
dc.date.accessioned2025-08-22T12:11:17Z-
dc.date.available2025-08-20-
dc.date.available2025-08-22T12:11:17Z-
dc.date.issued2025-06-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/663-
dc.description.abstractN/Apt_BR
dc.description.resumoA prevalência de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças vem crescendo muito nos últimos anos, afetando diretamente a qualidade de vida tanto dos menores quanto da família. Os impactos desta condição podem ser observados em diferentes esferas clínicas, mas uma dentre estas está a memória de trabalho, responsável essencialmente pelo armazenamento e manipulação de informações de forma temporária e limitada, fazendo cálculos, ordenando ideias e solucionando problemas. Nesse ínterim surgiu a perspectiva do auxílio de jogos sérios para o desenvolvimento deste tipo de memória nessas pacientes. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar as implicações de jogos sérios na memória de trabalho em crianças com TDAH. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura do tipo sistemática seguindo todas as recomendações do protocolo PRISMA. Inicialmente foram selecionados os descritores através da plataforma Decs/Mesh e construído o mecanismo de busca através da mesclagem com os operadores booleanos. A partir destes, foram buscados artigos primários publicados em qualquer período de tempo na língua inglesa e que cumpriam com o objetivo desta pesquisa através das bases de dados da PubMed e Scopus. Dentre os 265 estudos encontrados inicialmente, sete foram selecionados para comporem a amostra final de resultados da pesquisa. Nestes foram analisadas 512 crianças e foi constatada uma elevação percentual média de 20% dentre as variadas escalas utilizadas para graduar a memória de trabalho nas crianças com TDAH através da aplicação dos jogos utilizados por cada um dos estudos também. Os estudos, assim como outras revisões da literatura, reforçam a positividade da aplicação dos jogos, mas reforçam a necessidade de uma avaliação mais homogênea tanto de escalas quanto de tipos de jogos sérios na realização das pesquisas para trazer conclusões mais sólidas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-08-20T14:27:07Z No. of bitstreams: 1 Paulo Sérgio Alves Junior_artigo.pdf: 932277 bytes, checksum: 421279e21c3dc6ef5d67035a7883bce2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-08-22T12:11:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Paulo Sérgio Alves Junior_artigo.pdf: 932277 bytes, checksum: 421279e21c3dc6ef5d67035a7883bce2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T12:11:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paulo Sérgio Alves Junior_artigo.pdf: 932277 bytes, checksum: 421279e21c3dc6ef5d67035a7883bce2 (MD5) Previous issue date: 2025-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.relation.ispartofOs efeitos de jogos cognitivos de computadores como tratamento para déficit de atenção/hiperatividade e suas implicações na memória de trabalho de crianças: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade;pt_BR
dc.subjectCrianças;pt_BR
dc.subjectMemória de trabalho;pt_BR
dc.subjectJogos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.titleOs efeitos de jogos cognitivos de computadores como tratamento para déficit de atenção/hiperatividade e suas implicações na memória de trabalho de crianças: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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