Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/692
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sousa , Francisca Maria de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | N/A | pt_BR |
dc.creator | Oliveira , Ester Almeida De | - |
dc.creator.Lattes | N/A | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-22T12:44:43Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18 | - |
dc.date.available | 2025-08-22T12:44:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/692 | - |
dc.description.abstract | The aim of this study was to analyze the practices of teachers who work in ESA classrooms for students with ASD in public schools in the city of Parnaíba. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a global developmental disorder that extends throughout life and evolves with age. It is noteworthy that the number of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in mainstream schools has increased. In view of the above, the research was guided by the problem: How can we contribute to the pedagogical practice of ESA teachers in relation to students with ASD in public schools in the city of Parnaíba? In order to achieve the proposed objective, as well as answering the problem raised, we opted for a methodological approach of a qualitative nature, and exploratory research. Three municipal primary schools in the city of Parnaíba were chosen as the field of research. The data collection instrument was the construction and completion of questionnaires with teachers who work in the Specialized Educational Assistance (SEA) room, whose specific objectives were: to observe the practices and verify the didactic strategies used by them. This study was theoretically based on the theoretical approaches advocated by: Mantoan (2015) Correia (1997), Mendes (2006), Cunha (2015), and other theorists who deal with the subject under study. The results of the research show that although the schools have some limitations when it comes to including students with ASD, the teachers, on the other hand, perform their role competently, as they use effective pedagogical practices to assist these students, helping with their educational development and their active participation in school. In conclusion, these results reflect on the importance of specialized teacher training as an essential tool for developing skills in inclusive teaching practices. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetivou analisar as práticas dos professores que atuam em salas de AEE ao aluno com TEA em escolas públicas da cidade de Parnaíba. O Transtorno do Espectro Autista-TEA se configura como um transtorno global do desenvolvimento que se estende por toda vida, evoluindo com a idade. Destaca-se que atualmente, o número de alunos com Transtorno do Espectro Autista-TEA matriculados em escolas de ensino regular tem aumentado. Diante do exposto, a pesquisa foi norteada a partir da problemática: Como contribuir com a prática pedagógica do professor do AEE em relação ao aluno com TEA em escolas públicas na cidade de Parnaíba? Para alcance do objetivo proposto, bem como resposta à problemática levantada, optou-se pela abordagem metodológica de natureza qualitativa, e pesquisa do tipo exploratória. Como campo de pesquisa definiu-se três escolas públicas municipais do Ensino Fundamental da cidade de Parnaíba. O instrumento de coleta de dados foi a construção e realização de questionários com professoras que atuam na sala de Atendimento Educacional Especializado-AEE, cujo objetivos específicos foram: observar as práticas e verificar as estratégias didáticas utilizadas pelas mesmas. Para fundamentar teoricamente esse estudo reportou-se as abordagens teóricas defendidas por: Mantoan (2015) Correia (1997), Mendes (2006), Cunha (2015), e outros teóricos que abordam sobre a temática em estudo. Os resultados da pesquisa revelam que, embora as escolas apresentem algumas limitações acerca da inclusão do aluno com TEA, as professoras, por sua vez, desempenham sua função com competência, à medida em que utilizam práticas pedagógicas eficazes para o atendimento desse aluno, auxiliando no seu desenvolvimento educacional e sua participação ativa na escola. Conclui-se, que tais resultados trazem a reflexão sobre a importância de formação docente especializada, como instrumento essencial em favor de desenvolver habilidades acerca de práticas pedagógicas inclusivas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-06-18T13:41:11Z No. of bitstreams: 1 TCC ESTER ALMEIDA VERSÃO FINAL.pdf: 887458 bytes, checksum: 159cdeba6389840d3c27035e14e065a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-08-22T12:44:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC ESTER ALMEIDA VERSÃO FINAL.pdf: 887458 bytes, checksum: 159cdeba6389840d3c27035e14e065a2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-22T12:44:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC ESTER ALMEIDA VERSÃO FINAL.pdf: 887458 bytes, checksum: 159cdeba6389840d3c27035e14e065a2 (MD5) Previous issue date: 2025-07-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Delta do Parnaíba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFDPar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista; | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado; | pt_BR |
dc.subject | Inclusão; | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A Prática Pedagógica Do Professor Na Sala Do Atendimento Educacional Especializado-Aee Em Escolas Públicas Na Cidade De Parnaíba | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ESTER ALMEIDA VERSÃO FINAL.pdf | 866,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.