Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/694
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Histórias Que Acolhem: A Literatura Infantil Como Instrumento Terapêutico Em Espaços Hospitalares
Autor(es): Soares , Rebeca De Albuquerque
Primeiro Orientador: Marques, Kelly Cristina Vaz de Carvalho
Resumo: Esta pesquisa discute a implementação da Literatura Infantil como instrumento terapêutico no contexto da Pedagogia Hospitalar. O interesse pelo tema do estudo parte de uma experiência pessoal, quando a autora percebeu a escassez de recursos pedagógicos em ambientes hospitalares, especialmente durante a internação da irmã. Tem-se como objetivo geral analisar a contribuição da Literatura Infantil na recuperação emocional de crianças hospitalizadas, e como objetivos específicos, refletir como a Literatura Infantil estimula o desenvolvimento emocional e/ou social durante a internação hospitalar e compreender como a leitura e a contação de histórias contribui para que crianças hospitalizadas escapem da realidade da internação. O estudo baseia-se na abordagem Qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, afunilando-se no estudo da arte para respaldar a pesquisa. A análise dos dados foi realizada através da Sequência Fedathi como metodologia de Análise dos dados (SFMAD), e de suas subfases, para organização e interpretação dos estudos encontrados. Como embasamento teórico destacam-se as contribuições de Alencar (2019), Gomes (et al 2019), Souza (et al, 2019), Santos (2024), Silva (2023), Costa (2020) e Gonçalves (2020), que possibilitaram o aprofundamento sobre a implantação da Literatura Infantil no contexto hospitalar e suas contribuições. Conclui-se que, a Literatura Infantil, quando integrada à Pedagogia Hospitalar, desempenha um papel crucial na recuperação de crianças internadas, por meio da contação de histórias, torna o que outrora era desconhecido e amedrontador, em um ambiente acolhedor. Esta pesquisa visa subsidiar futuros estudos sobre essas duas áreas, que quando aliadas asseguram às crianças internadas um refúgio emocional.
Abstract: This research discusses the implementation of Children's Literature as a therapeutic tool within the context of Hospital Pedagogy. The interest in this topic stems from a personal experience, where the author observed a lack of pedagogical resources in hospital environments, particularly during her sister's hospitalization. The main objective is to analyze the contribution of Children's Literature to the emotional recovery of hospitalized children. Specifically, it aims to explore how Children's Literature stimulates emotional and social development during hospitalization and to understand how reading and storytelling help children escape the harsh reality of their medical condition. The study is based on a Qualitative approach, exploratory and descriptive in nature, focusing on a state-of-the-art review to support the research. Data analysis was conducted using the Fedathi Sequence Methodology for Data Analysis (SFMAD), including its sub-phases for organizing and interpreting the findings. The theoretical framework includes contributions from Alencar (2019), Gomes et al. (2019), Souza et al. (2019), Santos (2024), Silva (2023), Costa (2020), and Gonçalves (2020), which provided valuable insights into the integration of Children's Literature in hospital settings and its benefits. The research concludes that Children's Literature, when incorporated into Hospital Pedagogy, plays a crucial role in the recovery of hospitalized children. Through storytelling, it transforms the unfamiliar and often frightening hospital environment into a welcoming and comforting space. This study aims to support future research in these two interconnected areas, which together offer emotional refuge to hospitalized children.
Palavras-chave: Literatura Infantil;
Pedagogia Hospitalar;
Instrumento Terapêutico.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/694
Data do documento: 19-Dez-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC REBECA DEFINITIVO 18 12 (1).pdf435,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.