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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Kelly Cristina Vaz de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1593685126557106pt_BR
dc.creatorLINHARES, ANDRESA DA SILVA-
dc.creator.LattesN/Apt_BR
dc.date.accessioned2025-08-22T12:45:45Z-
dc.date.available2025-07-31-
dc.date.available2025-08-22T12:45:45Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/697-
dc.description.abstractThis research presents the benefits of storytelling as a pedagogical practice that promotes inclusion and, when effectively mediated, serves as a crucial instrument for developing the skills and interests of students with disabilities. Adopting a qualitative approach through action research conducted in a public school located in Parnaíba, Piauí (Brazil), the study was anchored in an intervention project entitled The Wonder of Telling Stories and Enchanting All. The general objective was to analyze the importance of storytelling as a mediating pedagogical practice in the inclusion process of students with disabilities, identifying its characteristics and the main aspects that contribute to integration, socialization, and the enhancement of inclusive educational practices. The specific objectives included: analyzing the benefits of storytelling for students with disabilities enrolled in mainstream education, particularly in the early years of elementary school; observing which interests and abilities are stimulated and developed through storytelling activities; and reflecting on the relevance of storytelling as a pedagogical practice in the inclusive education process. Data analysis was based on the Fedathi Sequence (SFMAD), as referenced in Menezes et al. (2024). The study is grounded in theoretical frameworks related to storytelling and inclusive education, drawing on authors such as Abramovich (2009), Aranha (2001), Bernardino (2011), Bettelheim (2009), Mantoan (2004), among others. The findings reinforce the relevance of storytelling as a reflective and collaborative pedagogical practice that contributes significantly to the inclusion of students with disabilities.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta os benefícios da Contação de Histórias como uma prática educativa que favorece a inclusão e quando bem mediada, é um instrumento crucial também no desenvolvimento de habilidades e interesses dos alunos com deficiência. Com uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação em uma escola pública, localizada na cidade de Parnaíba, Piauí, ancorada a um projeto de intervenção intitulado: A maravilha de histórias contar e a todos encantar. A pesquisa delineou como objetivo geral: analisar a importância da Contação de Histórias como prática educativa mediadora no processo de inclusão de alunos com deficiência, identificando suas características e os principais aspectos que contribuem para a integração, socialização e qualificação desse processo inclusivo. Como objetivos específicos: analisar os benefícios da Contação de Histórias para os alunos com deficiência matriculados no ensino regular, especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental; observar que interesses e habilidades são estimulados e desenvolvidos pelos educandos com deficiências nas atividades de Contação de Histórias e por fim refletir sobre a relevância da Contação de Histórias como prática educativa no processo inclusivo de alunos com deficiência. Utilizamos como metodologia de análise de dados a Sequência Fedathi (SFMAD), referenciada em Menezes etal (2024). A pesquisa ancora-se nas abordagens teóricas da Contação de Histórias e da inclusão escolar, bem como Abramovich (2009), Aranha (2001), Bernardino (2011), Bettelheim (2009), Mantoan (2004) dentre outros. Como resultados a pesquisa ratifica a relevância da contação de histórias para a inclusão de alunos com deficiência, como uma prática pedagógica reflexiva e colaborativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-07-31T19:03:52Z No. of bitstreams: 1 TCC final - Andresa da Silva Linhares e Andressa Maria Silva de Lima - Pedagogia .pdf: 1783642 bytes, checksum: 7f95a5fb07a16767c34c6a70741c9942 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-08-22T12:45:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC final - Andresa da Silva Linhares e Andressa Maria Silva de Lima - Pedagogia .pdf: 1783642 bytes, checksum: 7f95a5fb07a16767c34c6a70741c9942 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T12:45:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC final - Andresa da Silva Linhares e Andressa Maria Silva de Lima - Pedagogia .pdf: 1783642 bytes, checksum: 7f95a5fb07a16767c34c6a70741c9942 (MD5) Previous issue date: 2025-07-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de Histórias;pt_BR
dc.subjectInclusão;pt_BR
dc.subjectSequência Fedathi.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Contação De Histórias Como Prática Educatva: O Encantamento De Ensinar E Aprender Para A Inclusãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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Licenciatura Plena em Pedagogia

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