Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araujo , Francisco Antônio Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901115696539402pt_BR
dc.creatorSousa , Lizandra Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7219727033811063pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-22T12:46:53Z-
dc.date.available2025-07-30-
dc.date.available2025-08-22T12:46:53Z-
dc.date.issued2025-07-04-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/703-
dc.description.abstractThis research investigates the subprojects of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) linked to Pedagogy degree programs, aiming to understand how these initiatives contribute to the initial training of teachers. The general objective was to analyze PIBID subprojects connected to Pedagogy courses in Brazilian institutions, focusing on the formative proposals and pedagogical practices developed. The specific objectives were: to identify the main formative approaches present in PIBID subprojects in Pedagogy courses and to describe the proposed pedagogical practices, relating them to initial teacher education. The methodology adopted was qualitative, exploratory, and documentary in nature, involving the analysis of subprojects from various higher education institutions in Brazil and experience reports from current and former scholarship holders. The results show that PIBID promotes a concrete articulation between theory and practice, fostering the development of pedagogical autonomy among pre-service teachers, especially in activities related to literacy and reading. The analyzed subprojects demonstrate that the school-based experiences provided by the program significantly contribute to the construction of teaching identity by enabling students to face real challenges of the profession, develop reflective pedagogical practices, and strengthen their commitment to the teaching career. The research concludes that PIBID represents an important mediating factor in the teacher education process, although it is not, by itself, sufficient to meet all the demands of the profession. The reflections generated in this study may support future research in the field of teacher education, reaffirming the role of PIBID as a relevant public policy for strengthening basic education and training educators committed to social transformation.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objeto de estudo os subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculados ao curso de Pedagogia, visando compreender como essas iniciativas contribuem para a formação inicial de professores. O objetivo geral consistiu em analisar os subprojetos do PIBID vinculados ao curso de Pedagogia em instituições brasileiras, com foco nas propostas formativas e práticas pedagógicas desenvolvidas. Os objetivos específicos consistiram em: identificar os principais enfoques formativos presentes nos subprojetos do PIBID em cursos de Pedagogia e descrever as práticas pedagógicas propostas, relacionando-as à formação inicial docente. A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter exploratório e documental, envolvendo a análise de subprojetos de diferentes instituições de ensino superior no Brasil e relatos de experiências de bolsistas e ex-bolsistas. Os resultados evidenciam que o PIBID promove uma articulação concreta entre teoria e prática, favorecendo o desenvolvimento da autonomia pedagógica dos licenciandos, principalmente em atividades voltadas à alfabetização e ao letramento. Os subprojetos analisados demonstram que a vivência escolar proporcionada pelo programa contribui significativamente para a constituição da identidade docente, ao permitir que os estudantes enfrentem desafios reais da profissão, desenvolvam práticas pedagógicas reflexivas e fortaleçam seu vínculo com a carreira docente. A pesquisa conclui que o PIBID se configura como uma importante mediação no processo de formação docente, ainda que não seja suficiente, por si só, para suprir todas as demandas da profissão. As reflexões geradas neste estudo podem subsidiar novas pesquisas na área da formação de professores, reafirmando o papel do PIBID como uma política pública relevante para o fortalecimento da educação básica e da formação de pedagogos comprometidos com a transformação social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-07-30T19:02:16Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - LIZANDRA PEREIRA SOUSA.pdf: 374014 bytes, checksum: c5265910a068576f4f3e558c1530f59b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-08-22T12:46:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - LIZANDRA PEREIRA SOUSA.pdf: 374014 bytes, checksum: c5265910a068576f4f3e558c1530f59b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T12:46:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - LIZANDRA PEREIRA SOUSA.pdf: 374014 bytes, checksum: c5265910a068576f4f3e558c1530f59b (MD5) Previous issue date: 2025-07-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIBID;pt_BR
dc.subjectFormação docente;pt_BR
dc.subjectPedagogia.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleEntre A Universidade E A Escola: Uma Análise Dos Subprojetos Do Pibid Na Formação De Pedagogo(A)Spt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - LIZANDRA PEREIRA SOUSA.pdf365,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.