Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Lilian do Amaral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200107012768155pt_BR
dc.creatorPereira, Vítor de Sampaio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9453563884527298pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-22T19:49:28Z-
dc.date.available2025-08-22-
dc.date.available2025-08-22T19:49:28Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/711-
dc.description.abstractThis work highlights the artistic practice of an a/r/tographic action research carried out in the Vila-bairro Coqueiro da Praia in Luís Correia, Piauí. Public art produced co- laboratively in large dimensions with the lambe-lambe collage technique, consolidates itself as a enhancing of the appreciation of the community's reference people as Living Heritage. The relational approach transforms the territory into an open-air museum, promoting artistic, heritage and sociocultural awareness. The objectives include, in addition to exhibition on a museum tour, the contribution to the community's self- recognition as guardians of collective memory through the maintenance and communication of their traditional practices. This study innovates in the integration between public art, art-based educational practice, museology and traditional community, highlighting active participation in the recognition and preservation of local heritage.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho destaca a prática artística de uma pesquisa-ação a/r/tográfica, realizada na Vila-bairro Coqueiro da Praia, em Luís Correia, Piauí. A arte pública produzida colaborativamente em grandes dimensões com a técnica de colagem de lambe-lambe, consolida-se como potencializadora de valorização das pessoas de referência da comunidade como Patrimônio Vivo. A abordagem relacional transforma o território em um museu a céu aberto, promovendo sensibilização artística, patrimonial e sociocultural. Os objetivos incluem, além de exposição em percurso museal no território do Museu da Vila, a contribuição para o autorreconhecimento da comunidade como guardiã da memória coletiva, através da manutenção e comunicação de suas práticas tradicionais. Este estudo inova-se na integração entre arte pública e prática educacional baseada em arte, museologia e comunidade tradicional, destacando a participação ativa no reconhecimento e preservação do patrimônio local.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-08-22T19:43:26Z No. of bitstreams: 1 V09 TFM - VÍTOR (1)_compressed.pdf: 22385671 bytes, checksum: fe73884a21a0024e765ecd54461f851b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-08-22T19:49:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 V09 TFM - VÍTOR (1)_compressed.pdf: 22385671 bytes, checksum: fe73884a21a0024e765ecd54461f851b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T19:49:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 V09 TFM - VÍTOR (1)_compressed.pdf: 22385671 bytes, checksum: fe73884a21a0024e765ecd54461f851b (MD5) Previous issue date: 2024-04-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpatrimônio vivo;pt_BR
dc.subjectmuseologia;pt_BR
dc.subjectarte pública; a/r/tografia;pt_BR
dc.subjectafetividade.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.title#TecedoresDeAfeto: UMA A/R/TOGRAFIA DO PATRIMÔNIO VIVOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Artes, Patrimônio e Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
V09 TFM - VÍTOR (1)_compressed.pdf21,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.