Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Macêdo, Marly-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6434254275035631pt_BR
dc.creatorSouza, Erika Maria de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4410913026761965pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-11T21:10:12Z-
dc.date.available2025-09-10-
dc.date.available2025-09-11T21:10:12Z-
dc.date.issued2025-07-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/718-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the role of leadership in school management and its influence on the teaching-learning process. The study was developed based on a qualitative approach, specifically, na “ethnographic” case study. The instruments used for data collection were a semi-structured interview with the school manager and a questionnaire applied to 6 teachers from a municipal school in Parnaíba – PI. Among several questions, the research was guided by the following question: how does the leadership process influence the organization and functioning of a school institution, directly affecting the teaching and learning process and, consequently, the construction of a quality school. The results of the research reveal that participatory, democratic, committed leadership aligned with the school’s pedagogical objectives contributes significantly to student engagement and improved school performance. It is concluded that a management that prioritizes leadership to carry out its practices promotes na environment that influences the quality of the teaching-learning process, consequently, the improvement of education.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel da liderança na gestão escolar e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. O estudo foi desenvolvido com base em uma abordagem qualitativa, especificamente, um estudo de caso do “tipo etnográfico”. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada feita com a gestora escolar e o questionário aplicado com 6 professores de uma escola municipal de Parnaíba - PI. Entre vários questionamentos a pesquisa foi norteada pela seguinte questão: como o processo de liderança influencia a organização e funcionamento de uma instituição escolar, afetando diretamente o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, a construção de uma escola de qualidade. Os resultados da pesquisa revelam que uma liderança participativa, democrática, comprometida e alinhada com os objetivos pedagógicos da escola contribui significativamente para o engajamento dos alunos e a melhoria do desempenho escolar. Conclui-se que uma gestão que prioriza a liderança para realizar as suas práticas promove um ambiente que influencia a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, consequentemente, a melhoria da educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-10T20:47:54Z No. of bitstreams: 1 TCC versão final11.pdf: 459289 bytes, checksum: e0f97e079cb5e0de6808655a1dd916f3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-11T21:10:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC versão final11.pdf: 459289 bytes, checksum: e0f97e079cb5e0de6808655a1dd916f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-11T21:10:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC versão final11.pdf: 459289 bytes, checksum: e0f97e079cb5e0de6808655a1dd916f3 (MD5) Previous issue date: 2025-07-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolar;pt_BR
dc.subjectLiderança;pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA liderança na gestão escolar e sua influência no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final11.pdf448,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.