Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Daniela França-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8777196252642295pt_BR
dc.creatorPontes, Carlos Eduardo Bezerra-
dc.creator.LattesN/Apt_BR
dc.date.accessioned2025-09-11T21:33:35Z-
dc.date.available2025-08-25-
dc.date.available2025-09-11T21:33:35Z-
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/733-
dc.description.abstractActive learning methodologies play a pivotal role in the training of humanized doctor—an increasingly essential attribute in contemporary clinical practice. This study aimed to examine the active teaching strategies employed in medical education and to assess their impact on the development of students' competencies and professional practice. A qualitative approach was adopted through an integrative review of the CAPES, SciELO, and LILACS databases, covering publications from 2014 to 2023 that aligned with the research descriptors. Of the 31 studies initially identified, 9 met the inclusion criteria. The analysis of these articles revealed three central themes: the variety of active methodologies and their contribution to fostering humanistic attitudes among students; the influence of problem-based learning on professional performance; and the crucial role of educators in implementing active learning strategies and promoting humanized medical care. The findings underscore the undeniable value of active teaching in cultivating socio-emotional competencies in medical education. However, this outcome depends fundamentally on the synergistic engagement of students, academic institutions, and faculty.pt_BR
dc.description.resumoAs metodologias ativas de ensino exercem um papel fundamental na formação do médico humanizado, e tal característica desse profissional vem sendo cada vez mais necessária dentro do cotidiano. O trabalho teve como objetivo analisar as metodologias ativas utilizadas no ensino médico e evidenciar os efeitos de sua aplicação no desenvolvimento de habilidades nos alunos e na prática médica. O estudo é de caráter qualitativo e foi produzido a partir da revisão integrativa das bases de dados CAPES, SCIELO e LILACS, com trabalhos do período de 2014 a 2023, que compreendiam o tema com os descritores da pesquisa. Foram selecionados 9 artigos escolhidos a partir dos 31 trabalhos encontrados. Após a leitura dos artigos selecionados, 3 principais categorias se destacaram, que foram os tipos de metodologias ativas e os benefícios para a humanização dos alunos, a influência do ensino a partir de metodologias problematizadoras na prática profissional e o papel do professor na aplicação e efetivação das metodologias ativas e no desenvolvimento da humanização do cuidado médico. Portanto, mostra- se inegável o benefício do ensino ativo para o desenvolvimento de competências socioemocionais na formação em medicina, porém tal sucesso é resultado da integração entre alunos, instituição de ensino superior e professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-08-25T12:11:34Z No. of bitstreams: 1 CARLOS EDUARDO BEZERRA PONTES_tcc.pdf: 336588 bytes, checksum: a2f5eb63e5236f79b1f522741a3b9d61 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-11T21:33:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARLOS EDUARDO BEZERRA PONTES_tcc.pdf: 336588 bytes, checksum: a2f5eb63e5236f79b1f522741a3b9d61 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-11T21:33:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLOS EDUARDO BEZERRA PONTES_tcc.pdf: 336588 bytes, checksum: a2f5eb63e5236f79b1f522741a3b9d61 (MD5) Previous issue date: 2025-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativas;pt_BR
dc.subjectEducação médica;pt_BR
dc.subjectHumanização da assistência;pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleAnálise do uso das metodologias ativas de ensino em escolas de medicina considerando a humanização do cuidado médicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS EDUARDO BEZERRA PONTES_tcc.pdf328,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.