Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/738
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Crítica e política em Paulo Freire: investigação para uma práxis da libertação em psicologia escolar e educacional |
Autor(es): | Damasceno, Roniel Sousa |
Primeiro Orientador: | Negreiros, Fauston |
Resumo: | O objetivo desta dissertação de mestrado é apontar e construir elementos teórico-práticos que fundamentem a atuação da(o) psicóloga(o) na escola pública como práxis da libertação, a partir de uma síntese dialógica entre os primeiros escritos de Paulo Freire e as produções em Psicologia Escolar e Educacional. Para tanto, foi necessário, num primeiro momento, revisitar a história do movimento de crítica realizado nesse campo do saber psicológico e, num segundo momento, analisar o conteúdo da produção bibliográfica que aborda o trabalho da(o) psicóloga(o) escolar numa perspectiva crítica. Feito isso, tínhamos as condições teóricas e epistemológicas necessárias para que, munidos metodologicamente tanto da teoria e do método materialista histórico-dialético quanto do delineamento teórico-bibliográfico, pudéssemos nos aproximar, de forma objetiva e rigorosa, do legado freireano com o objetivo de selecionar os primeiros livros escritos desse conjunto, orientados por critérios pré-estabelecidos pelos autores. O processo de leitura e análise dos livros selecionados foi orientado por três perspectivas articuladas, a saber: I) a crítica teórico-histórica da psicologia escolar/educacional; II) o conteúdo relatado nas produções científicas que tratam da prática da psicologia nas escolas públicas; III) o método dialético. Ao longo da discussão, estruturamos dois artigos dialeticamente articulados que desvelam as contribuições do pensamento freireano para a prática da psicologia na escola pública e para a perspectiva crítica, bem como enfatizam elementos crítico-políticos como estruturantes de um modo de fazer-saber a educação e a psicologia escolar em solo brasileiro. No primeiro artigo, objetivamos discutir as implicações políticas da prática psicológica em instituições públicas de ensino, mediada dialeticamente por elementos teóricos do pensamento freireano, extraindo dele os seguintes núcleos temáticos: (a) Engajamento crítico; (b) Abertura dialógica; (c) Ética amorosa. Esses elementos teóricos revelam à psicologia novas formas de atuação no cotidiano escolar e mostram que uma ação política da libertação precisa avançar de forma atenta aos limites institucionais e históricos de seu tempo e, superando processos de alienação e reificação, precisa assumir a radicalidade da existência humana como práxis transformadora e autenticamente humanizadora. No segundo artigo, buscamos compreender a conceção crítica de educação de Freire, alcançando, assim, os respectivos núcleos temáticos: (a) Problematização; (b) Ação investigativa; (c) Inserção crítica. Esses elementos evidenciam que uma práxis libertadora no campo da psicologia escolar e educacional pode ser revelada pela proposição de práticas criativas referidas às particularidades locais e aos saberes que os sujeitos escolares já possuem, pois, uma ação educativa para a libertação é incompatível com uma psicologia que, consciente ou mistificada, tem sido prática da dominação. Em síntese, em nossa pesquisa desenvolvemos a crítica como elemento mediador para o conhecimento da realidade escolar e a política como elemento transformador desta mesma realidade. Portanto, elas estão dialeticamente correlacionadas: nem a política se justifica sem a crítica, nem a crítica faz sentido se não for movida pela política, sendo que ambas as categorias teóricas precisam ser inscritas como práxis concreta. |
Abstract: | The aim of this master's thesis is to point out and build theoretical and practical elements that underpin the psychologist's work in public schools as a praxis of liberation, based on a dialogical synthesis between Paulo Freire's early writings and productions in School and Educational Psychology. In order to do this, it was first necessary to revisit the history of the critical movement in this field of psychological knowledge and, secondly, to analyze the content of the bibliographic production that addresses the work of school psychologists from a critical perspective. Once this was done, we had the necessary theoretical and epistemological conditions so that, methodologically equipped with both the historical-dialectical materialist theory and method and the theoretical-bibliographical outline, we could objectively and rigorously approach the totality of Freire's legacy with the aim of selecting the first books written from this set, guided by criteria pre-established by the authors. The process of reading and analyzing the selected books was guided by three articulated perspectives, namely: I) the theoretical-historical critique of school/educational psychology; II) the content reported in scientific productions dealing with the practice of psychology in public schools; III) the dialectical method. Throughout the discussion, we structured two dialectically articulated articles, which unveil the contributions of Freirean thought to the practice of psychology in public schools and to the critical perspective, as well as emphasizing critical-political elements as structuring a way of doing-knowing education and school psychology on Brazilian soil. In the first article, we aim to discuss the political implications of psychological practice in public educational institutions, dialectically mediated by theoretical elements of Freirean thought, drawing from it the following thematic nuclei: (a) Critical engagement; (b) Dialogical openness; (c) Loving ethics. These theoretical elements reveal to psychology new ways of acting in everyday school life and show that political action for liberation needs to advance in a way that is attentive to the institutional and historical limits of its time and, overcoming processes of alienation and reification, needs to assume the radical nature of human existence as a transformative and authentically humanizing praxis. In the second article, we sought to understand Freire's critical conception of education, thus reaching the respective thematic nuclei: (a) Problematization; (b) Investigative action; (c) Critical insertion. These elements show that a liberating praxis in the field of school and educational psychology can be revealed by proposing creative practices that refer to local particularities and the knowledge that school subjects already possess, since an educational action for liberation is incompatible with a psychology that, consciously or mystified, has been a practice of domination. To sum up, in our research we have developed criticism as a mediating element for knowledge of the school reality and politics as a transforming element of this same reality. Therefore, they are dialectically correlated: neither can politics be justified without criticism, nor does criticism make sense if it is not driven by politics, and both theoretical categories need to be inscribed as concrete praxis. |
Palavras-chave: | Ação política; Escola pública; Paulo Freire; Psicologia escolar e educacional. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/738 |
Data do documento: | 26-Jan-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RONIEL_Dissertação de mestrado.pdf | 6,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.