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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Medeiros, Paloma Cavalcante Bezerra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2735850070642463pt_BR
dc.creatorCarvalho, Katrine Silva De Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1960297874042056pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-16T21:02:53Z-
dc.date.available2025-09-16-
dc.date.available2025-09-16T21:02:53Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/742-
dc.description.abstractN/Apt_BR
dc.description.resumoEste estudo visa avaliar o efeito da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness sobre as Funções Executivas (FE) de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. A presente pesquisa é constituída de dois estudos. ESTUDO I. Eficácia de Intervenções baseadas em Mindfulness sobre as Funções Executivas de Crianças e Adolescentes: Uma Revisão Sistemática. Teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a eficácia da intervenção em Mindfulness nas FE de crianças e adolescentes. Esta revisão seguiu as diretrizes PRISMA e partiu da seguinte pergunta de pesquisa “Programas de intervenção em Mindfulness tem se mostrado eficazes para o aprimoramento das FE de crianças e adolescentes típicos?”. Foram incluídos nessa pesquisa os estudos que obedeceram aos seguintes critérios de elegibilidade: (1) estudos empíricos; (2) estudos com crianças e adolescentes com desenvolvimento típico; (3) que investigassem FE; (4) utilizassem o Mindfulness como intervenção; (5) artigos publicados na integra de 2017 até 2022. As buscas foram realizadas nas bases de dados: Web of Science, PsycNet, Scopus, CINAHL e Medline, utilizando os seguintes descritores: Mindfulness; Executive functions; Interventions; Adolescent; children e Randomized controlled trials. Os artigos encontrados foram avaliados por dois pesquisadores, de forma cega. Após a leitura dos textos, os pesquisadores selecionaram os artigos que cumpriram os critérios de inclusão e realizaram a extração de dados a partir de categorias pré-estabelecidas como importante para análise desses estudos. ESTUDO II. Efeitos da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness nas Funções Executivas de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. Trata-se de um estudo quantitativo, ensaio clínico, aleatório, duplo cego, placebo-controlado, de medidas repetidas, no qual os participantes responderam a todos os instrumentos antes, após, e uma semana depois das intervenções. A amostra foi não probabilística, com efeito bola de neve. Contou com a participação de 10 crianças com desenvolvimento típico. Os critérios de Inclusão foram: (1) ter idade entre 9 e 12 anos; (2) Ser autorizado pelo responsável para participar do estudo. Os critérios de exclusão foram: (1) ser diagnosticado com algum transtorno psicológico; (2) Ser acompanhado por um Terapeuta Cognitivo-Comportamental; (3) praticar quaisquer tipos de meditação; (4) estar tomando algum tipo de medicação. Foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) Entrevista de Triagem para verificar critérios de inclusão e exclusão; (2) questionário sociodemográfico; (3) Teste de classificação de cartas Wisconsin –WCST. Após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, foi realizada divulgação e convite para participação na pesquisa. Com os interessados foi realizada triagem. As crianças que cumpriram os critérios de inclusão assinaram o termo de assentimento livre e esclarecido e os pais o termo de consentimento livre e esclarecido, estes ainda responderam ao questionário sociodemográfico. Logo após a triagem, as crianças foram distribuídas aleatoriamente, entre os grupos controle (GC) e de experimental (GE), após formados os grupos, foi realizada, antes da intervenção, a aplicação do teste que avalia FE. Em seguida, foi dado início às intervenções. Com o GE foram realizados treinamentos em Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness adaptado para crianças e adolescentes, e com o GC realizada leitura de histórias sobre as emoções básicas. As intervenções foram aplicadas pela própria pesquisadora e tiveram duração de 4 semanas, acontecendo 2 vezes na semana com duração de 40 a 60 minutos, para os dois grupos. O pesquisador responsável pela análise dos dados é cego quanto à condição que o participante foi alocado. Foram realizadas análises de normalidade, e a partir desses resultados foi escolhida a ANOVA para comparação dos resultados alcançados pelos grupos, antes e após as intervenções. Embora os resultados deste estudo não tenham apresentado diferenças estatísticas significativas, observou-se que a intervenção Baseada em Mindfulness discretamente pode apresentar efeitos mais amplos nas FE que no GC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-16T20:25:36Z No. of bitstreams: 1 KATRINE_Dissertação_Katrine_final.pdf: 1000744 bytes, checksum: 8336daa54b4eb6544d622dff5ec8aad6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-16T21:02:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KATRINE_Dissertação_Katrine_final.pdf: 1000744 bytes, checksum: 8336daa54b4eb6544d622dff5ec8aad6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-16T21:02:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KATRINE_Dissertação_Katrine_final.pdf: 1000744 bytes, checksum: 8336daa54b4eb6544d622dff5ec8aad6 (MD5) Previous issue date: 2024-01-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunções executivas;pt_BR
dc.subjectTerapia cognitivo- comportamental;pt_BR
dc.subjectMindfulness.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
dc.titleEfeitos da terapia cognitiva baseada em mindfulness nas funções executivas de crianças e adolescentes com desenvolvimento típicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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