Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/744
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Política socioeducativa e a psicologia escolar e educacional: demandas e práticas no meio-norte brasileiro |
Autor(es): | Araújo, Maria Gabriela do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Negreiros, Fauston |
Resumo: | O processo de escolarização é um direito de todos, considerado como fator primário para a formação do sujeito. Apesar disso, há diversos fatores que interferem nesse processo, distanciando crianças e adolescentes da escola. Um deles é o confronto com a lei. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) propõe, em seu regimento, algumas ações intituladas medidas socioeducativas, a serem tomadas frente a esses jovens por seus delitos. Essas medidas são determinações judiciais, de caráter pedagógico, destinadas aos menores de idade que cometem infrações, com o objetivo de (re)incluir socialmente o jovem de maneira ágil, com foco no desenvolvimento do seu senso crítico de responsabilidade individual e coletiva. Dessa forma, a educação torna-se um elemento primordial diante deste cenário, considerando seu foco no desenvolvimento psicossocial do sujeito. O sistema de aplicação das medidas é atravessado por práticas discriminatórias e excludentes, que reproduzem perseguições, preconceitos e repressão devido ao fato destes alunos fugirem do padrão desejado pela escola. No entanto, dentro desses contextos, tem-se a Psicologia Escolar e Educacional (PEE), que deve buscar o enfrentamento destas adversidades, a melhora da qualidade do processo de ensino aprendizagem, objetivando a promoção de uma educação de qualidade, democratização e valorização do ensino. Por conseguinte, conclui-se que a integração deste profissional no espaço educacional é de fundamental importância para a formação de uma educação em uma perspectiva contextual e crítica. Diante do exposto, o presente estudo pretendeu identificar as possibilidades de atuação da psicóloga frente às demandas apresentadas nas unidades de atendimento socioeducativo na sub-região Meio-Norte do Nordeste do Brasil. A pesquisa contou com a participação de 20 psicólogas atuantes em unidades de atendimento socioeducativo da região Meio-Norte. A análise de dados foi realizada a partir da perspectiva epistemológica e do método da Psicologia Histórico-Cultural e foi estruturada na forma de 2 artigos científicos. O estudo 1 buscou revelar a realidade abstrata do processo de escolarização dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, a partir da descrição das práticas e público-alvo de atuação das psicólogas. Este estudo revelou, a partir das análises, 2 eixos analíticos intitulados “Desde cedo, a carne mais barata: a quem serve as medidas socioeducativas?” e “O poder da ‘família’: conflitos familiares e afiliação a facções criminosas como fatores determinantes”. O estudo 2 também buscou captar o real imediato da realidade estudada, no entanto, o fenômeno de análise foram as demandas existentes nas unidades de atendimento socioeducativo. Este revelou 3 eixos analíticos tendo como títulos “Retrato do silêncio: levantamento de demandas presentes nas unidades de atendimento socioeducativo”, “Integrando saberes: a interface entre psicologia e educação” e “No coração da mudança: possibilidades de intervenção da Psicologia Escolar e Educacional”. Em síntese, os dados analisados evidenciaram que ainda há um distanciamento entre as medidas socioeducativas e a educação, dificultando o processo de ressocialização dos jovens. Além disso, também foi constatado que as práticas das psicólogas têm assumido uma perspectiva mais complexa e intersetorial, resgatando o caráter multiprofissional que rege a política. Partindo disso, estima se que os resultados dessa presente pesquisa colaborem para o delineamento de práticas mais democráticas e humanizadas, no que diz respeito à psicologia junto às medidas socioeducativas. |
Abstract: | The schooling process is a right for everyone, considered a primary factor in the formation of the subject. Despite this, there are several factors that interfere in this process, distancing children and adolescents from school. One of them is confrontation with the law. The Child and Adolescent Statute (ECA) proposes, in its regulations, some actions called socio educational measures, to be taken against these young people for their crimes. These measures are judicial determinations, of a pedagogical nature, aimed at minors who commit infractions, with the aim of socially (re)including young people in an agile manner, with a focus on developing their critical sense of individual and collective responsibility. In this way, education becomes a primary element in this scenario, considering its focus on the subject's psychosocial development. The system for applying the measures is permeated by discriminatory and exclusionary practices, which reproduce persecution, prejudice and repression due to the fact that these students deviate from the standard desired by the school. However, within these contexts, there is School and Educational Psychology, which must seek to confront these adversities, improve the quality of the teaching-learning process, aiming to promote quality education, democratization and valorization of teaching. Therefore, it is concluded that the integration of this professional in the educational space is of fundamental importance for the formation of education from a contextual and critical perspective. In view of the above, the present study intended to identify the possibilities for psychologists to act in response to the demands presented in socio-educational care units in the Mid-North sub-region of Northeast Brazil. The research involved the participation of 20 psychologists working in socio educational care units in the Mid-North region. Data analysis was carried out from the epistemological perspective and the Historical-Cultural Psychology method and was structured in the form of 2 scientific articles. Study 1 sought to reveal the abstract reality of the schooling process of young people in compliance with socio-educational measures, based on the description of the psychologists' practices and target audience. This study revealed, from the analyses, 2 analytical axes entitled “From an early age, the cheapest meat: who does socio educational measures serve?” and “The power of the ‘family’: family conflicts and affiliation with criminal factions as determining factors”. Study 2 also sought to capture the immediate reality of the studied reality; however, the phenomenon of analysis was the demands existing in socio-educational care units. This revealed 3 analytical axes with the titles “Portrait of silence: survey of demands present in socio-educational care units”, “Integrating knowledge: the interface between psychology and education” and “In the heart of change: possibilities for intervention by School and Educational Psychology”. In summary, the data analyzed showed that there is still a gap between socio-educational measures and education, making the process of resocialization of young people difficult. Furthermore, it was also found that the practices of psychologists have taken on a more complex and intersectoral perspective, rescuing the multi-professional character that governs the policy. Based on this, it is estimated that the results of this research will contribute to the design of more democratic and humanized practices, with regard to psychology along with socio-educational measures. |
Palavras-chave: | Medidas socioeducativas; Educação; Psicologia escolar e educacional. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/744 |
Data do documento: | 22-Jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA GABRIELA_Final_Dissertação_Maria_Gabriela_do_Nascimento_Araújo_2024.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.