Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Regina Celia de Sousa-
dc.date.accessioned2025-09-25T15:06:42Z-
dc.date.available2025-09-24-
dc.date.available2025-09-25T15:06:42Z-
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/766-
dc.description.abstractThis research addresses the challenges of access and retention of students in Youth and Adult Education (EJA) in the Tabuleiro neighborhood, Parnaíba – PI. The study aims to analyze From a critical perspective, this study examines the challenges faced by students in the Youth and Adult Education (EJA) program in the Tabuleiro neighborhood, seeking to understand how public educational policies aimed at access and retention are either materialized or fail in the daily school context. The specific objectives sought tp identify the socioeconomic factors that hinder studants’ access and retention; to analyse the role of the school and educators in welcoming studants; to propose a reflection on the efferctiveness of public polices aimed at Youth and Adult Education (EJA); and also to give voice to the subjects of EJA. Through a qualitative approach, using bibliographic research, field observations, and questionnaire application, this study sought to identify social, economic, and pedagogical barriers that affect this population. The research aimed to contribute to the development of more inclusive educational practices in Youth and Adult Education in the local context. The theoretical foundation of this research is based on Paulo Freire's pedagogy. The study also presents proposals to promote access and retention of students, emphasizing the importance of intersectoral actions, ongoing teacher training, and more flexible teaching methodologies. The research also proposes strategies to mitigate school dropout rates, such as improving infrastructure, offering adequate food, psychosocial support and recognizing the identity of EJA subjects.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda os desafios de acesso e permanência de alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no bairro Tabuleiro, Parnaíba – PI. O estudo tem como objetivo analisar sob uma perspectiva crítica, os desafios enfrentados pelos estudantes da EJA no bairro tabuleiro, buscando compreender como as politicas públicas educacionais de acesso e permanencia se materializam ou falham no cotidiano escolar. Os objetivos específicos bucavam identificar os fatores socioeconômicos que dificultam o acesso e a permanência dos estudantes; analisar o papel da escola e dos educadores no acolhimento dos estudantes; propor uma reflexão sobre a efetividade das políticas públicas voltadas para a EJA e tambem dar voz aos sujeitos da EJA. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica, observações de campo e aplicação de questionário, esta pesquisa buscou identificar barreiras sociais, econômicas e pedagógicas que impactam essa população. Esta pesquisa buscou contribuir para o desenvolvimento de práticas educacionais mais inclusivas na Educação de Jovens e Adultos no contexto local. A base teórica principal desta pesquisa foi alicerçada na pedagogia de Paulo Freire. O trabalho também apresenta propostas para promover o acesso e a permanência dos estudantes, destacando a importância de ações intersetoriais, formação continuada de professores e metodologias de ensino mais flexíveis. A pesquisa também propõe estratégias para mitigar a evasão escolar, como melhoria da infraestrutura, oferta de alimentação adequada, apoio psicossocial e reconhecimento da identidade dos sujeitos da EJA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-24T20:01:11Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO REGINA (1).pdf: 342086 bytes, checksum: 966c608a26c94f73a4c79c54a322f7c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-25T15:06:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO REGINA (1).pdf: 342086 bytes, checksum: 966c608a26c94f73a4c79c54a322f7c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T15:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARTIGO REGINA (1).pdf: 342086 bytes, checksum: 966c608a26c94f73a4c79c54a322f7c5 (MD5) Previous issue date: 2025-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.relation.ispartofEducação De Jovens E Adultos (Eja): Desafios De Acesso E Permanência De Alunos No Bairro Tabuleiro, Parnaíba – PI.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAcesso à educaçãopt_BR
dc.subjectPermanência escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectBairro Tabuleiropt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos (Eja): desafios de acesso e permanência de alunos no bairro Tabuleiro, Parnaíba – Piauípt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO REGINA (1).pdf334,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.