Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/767
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas de letramento em processos de ensino e aprendizagem da leitura e escrita: um relato de experiência
Autor(es): Oliveira, Gracilene Pereira De
Primeiro Orientador: Souza, Luciana Matias Cavalcante e
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o papel do letramento em práticas de alfabetização, destacando o potencial dos gêneros discursivos orais para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A problematização parte do cenário educacional brasileiro, refletindo sobre os índices de alfabetização e as expressivas taxas de analfabetismo funcional. O estudo caracteriza-se como relato de experiência, ancorado na pesquisa narrativa, com base nas vivências do Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Licenciatura em Pedagogia e na realização de um projeto de letramento em uma escola pública do município de Parnaíba – PI. As práticas pedagógicas foram organizadas em oficinas com foco no letramento, centradas no uso de gêneros discursivos orais, associando oralidade, leitura, escrita e ludicidade. Os resultados evidenciaram que o uso de textos estáveis e significativos, como parte do repertório linguístico dos educandos, contribuiu para ampliar seu vocabulário, favoreceu o desenvolvimento da interpretação textual, das habilidades de escrita e estimulou a criatividade, valorizando o uso social da leitura e da escrita. A análise dos resultados também apontou que integrar alfabetização e letramento é essencial para formar leitores e escritores críticos e participativos, destacando a importância de práticas pedagógicas que valorizem a cultura local e respeitem as singularidades dos educandos, promovendo a inclusão social e a autonomia.
Abstract: This study aims to analyze the role of literacy in reading and writing practices, highlighting the potential of oral discourse genres for the development of these skills. The discussion stems from the Brazilian educational context, reflecting on literacy rates and the significant levels of functional illiteracy. The research is characterized as na experience report, anchored in narrative inquiry, based on the activities of the Supervised Internship of the Pedagogy undergraduate program and the implementation of a literacy project in a public school in Parnaíba, Piauí. The pedagogical practices were organized into workshops focused on literacy, centered on the use of oral discourse genres, integrating orality, reading, writing, and playfulness. The results showed that the use of stable and meaningful texts, as part of the students’ linguistic repertoire, contributed to vocabulary expansion, fostered reading comprehension and writing skills, and stimulated creativity, while emphasizing the social use of reading and writing. The analysis also indicated that integrating literacy and reading instruction is essential to develop critical and participatory readers and writers. This way, it reinforces the importance of pedagogical practices that value local culture and respect students’ individualities, promoting social inclusion and autonomy.
Palavras-chave: Letramento;
Alfabetização;
Gêneros discursivos;
Oralidade.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/767
Data do documento: 17-Jul-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO FINAL GRACILENE E KELMA (1).pdf902,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.