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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Narrativas históricas de uma professora alfabetizadora das décadas de 70 e 80 do século XX
Autor(es): Silva, Ellen Meneses da
Primeiro Orientador: Macêdo, Marly
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas, por meio de narrativas históricas, de uma professora alfabetizadora, que atuou nas décadas de 70 e 80 do século XX. A pesquisa, de abordagem qualitativa, na perspectiva das narrativas orais, busca entender as práticas pedagógicas de uma profissional que atuou na época citada, além de analisar os métodos de ensino utilizados e a formação que elas receberam. Ao resgatar a narrativa oral da professora, queremos valorizar as experiências pessoais e os desafios enfrentados no dia a dia escolar. O estudo também destaca o papel fundamental da alfabetização para o crescimento pessoal e coletivo, lembrando que, mesmo com as mudanças no ensino ao longo do tempo, a rotina das professoras ainda enfrenta dificuldades, como a falta de recursos e a responsabilidade financeira muitas vezes atribuída a elas. Pensar sobre essas experiências ajuda a entender de forma mais crítica como foi o caminho da alfabetização no Brasil e também as condições em que os profissionais da educação trabalham.
Abstract: N/A
Palavras-chave: Alfabetização;
Memória;
Narrativa oral.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/768
Data do documento: 15-Jul-2025
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