Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/775
Tipo: Dissertação
Título: Bullying e afetividade negativa em crianças e adolescentes
Autor(es): Araujo, Gustavo Oliveira de
Primeiro Orientador: Medeiros, Emerson Diógenes de
Resumo: O bullying e a Afetividade Negativa são amplamente discutidos na seara dos estudos da psicologia, especialmente em contextos envolvendo crianças e adolescentes. A Afetividade Negativa é um constructo psicológico composto pelos fatores ansiedade, depressão e estresse. Evidências indicam que a vivência de bullying pode estar associada a níveis elevados de Afetividade Negativa, contribuindo para o aumento do sofrimento psicológico nesse público. Diante disso, chegou-se à seguinte questão problema: Como o bullying e suas diferentes formas de envolvimento (vitimação e perpretação) estão relacionados à Afetividade Negativa em crianças e adolescentes? Para responder a indagação, foram realizados dois estudos. O estudo 1 teve como objetivo reunir evidências de validade fatorial e precisão da medida Depression Anxiety Stress Scales - Youth Version (DASS-Y) para o contexto brasileiro. Foram realizadas análises fatoriais exploratória, além da Teoria de Resposta ao Item (TRI). As análises foram realizadas nos softwares Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), Jeffreys's Amazing Statistics Program (JASP) e R, e incluíram métodos como análise fatorial categórica, utilizando o estimador Diagonally Weighted Least Squares (DWLS) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI), especificamente o modelo de resposta graduada. Os resultados confirmaram a estrutura trifatorial (depressão, ansiedade e estresse) da escala, com indicadores de ajuste adequados (CFI = 0,91). As subescalas demonstraram alta consistência interna (α variando entre 0,85 e 0,87). O estudo 2 teve como objetivo adaptar e validar a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse - Versão Juvenil (DASS Y) no Brasil. Também se investigou a relação entre bullying e Afetividade Negativa. Para atingir tais objetivos foram realizadas Análises Fatoriais Confirmatórias (AFC) e Modelagem por Equações Estruturais (AEE). As análises foram realizadas nos Softwares SPSS, JASP e R. Os resultados revelaram uma estrutura trifatorial, com índices de ajustes adequados (CFI = 1,0, TLI = 1,0, RMSEA = 0,00). As análises inferenciais realizadas identificaram que tanto a vitimação quanto a perpetração de bullying estão associadas a níveis mais altos de Afetividade Negativa. A análise estrutural indicou que o modelo testado se ajustou significativamente melhor aos dados observados do que o modelo baseline, oferecendo forte suporte estatístico para a robustez do modelo. Os achados desta pesquisa oferecem contribuições relevantes, como a validação de um instrumento psicometricamente robusto para avaliar Afetividade Negativa em jovens brasileiros e a ampliação do entendimento sobre o impacto do bullying na saúde mental. Conclui-se que intervenções devem priorizar ações voltadas para suporte emocional e estratégias de enfrentamento que atenuem os efeitos negativos do bullying.
Abstract: Bullying and Negative Affectivity are widely discussed in psychology, especially in contexts involving children and adolescents. Negative Affectivity is a psychological construct composed of anxiety, depression, and stress. Evidence suggests that experiencing bullying may be associated with high levels of Negative Affectivity, contributing to increased psychological distress in this population. Therefore, the following question arose: How are bullying and its different forms of involvement (victimization and perpetration) related to Negative Affectivity in children and adolescents? Two studies were conducted to answer this question. Study 1 aimed to gather evidence of the factorial validity and accuracy of the Depression Anxiety Stress Scales - Youth Version (DASS-Y) measure for the Brazilian context. Exploratory factor analysis and Item Response Theory (IRT) were performed. The analyses were performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), Jeffreys's Amazing Statistics Program (JASP), and R software, and included methods such as categorical factor analysis using the Diagonally Weighted Least Squares (DWLS) estimator and Item Response Theory (IRT), specifically the graded response model. The results confirmed the scale's three-factor structure (depression, anxiety, and stress), with adequate fit indicators (CFI = 0.91). The subscales demonstrated high internal consistency (α ranging from 0.85 to 0.87). Study 2 aimed to adapt and validate the Depression, Anxiety, and Stress Scale - Youth Version (DASS-Y) in Brazil. The relationship between bullying and Negative Affectivity was also investigated. To achieve these objectives, Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Structural Equation Modeling (SEA) were performed. The analyses were performed using SPSS, JASP, and R software. The results revealed a three-factor structure with adequate fit indices (CFI = 1.0, TLI = 1.0, RMSEA = 0.00). The inferential analyses identified that both bullying victimization and perpetration are associated with higher levels of Negative Affectivity. The structural analysis indicated that the tested model fit the observed data significantly better than the baseline model, providing strong statistical support for the model's robustness. The findings of this research offer relevant contributions, such as the validation of a psychometrically robust instrument to assess Negative Affectivity in Brazilian youth and the expansion of understanding of the impact of bullying on mental health. It is concluded that interventions should prioritize actions aimed at emotional support and coping strategies that mitigate the negative effects of bullying.
Palavras-chave: Psicometria;
Crianças;
Adolescentes;
Estudo de validação.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Programa: PPG1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/775
Data do documento: 31-Jul-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BULLYING E AFETIVIDADE NEGATIVA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES_VERSÃO FINAL.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.