Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Élido Santiago da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584642268601018pt_BR
dc.creatorNascimento, Estefane Moura do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7402800670407832pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T15:28:58Z-
dc.date.available2025-09-17-
dc.date.available2025-09-25T15:28:58Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/780-
dc.description.abstractN/Apt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo analisar o projeto “The Future of Education and Skills 2030”, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no contexto da disseminação da Pedagogia das Competências. A fundamentação teórica do estudo se baseia nos princípios da Pedagogia das Competências, especialmente em sua ênfase na formação de sujeitos autônomos, adaptáveis e responsáveis por sua própria trajetória de aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, e análise de dados orientada pela técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os principais resultados indicam que o projeto da OCDE está alinhado com a lógica da Pedagogia das Competências, ao enfatizar a responsabilização individual dos estudantes pelo seu desenvolvimento e por individualizar problemáticas que são de natureza coletiva. Por fim, como indicação para estudos futuros, sugere-se uma investigação aprofundada sobre a Bússola de Aprendizagem 2030, proposta central do projeto da OCDE, visando compreender suas implicações práticas nos sistemas educacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-17T19:40:24Z No. of bitstreams: 1 TCC -EstefaneUFDPar.pdf: 862031 bytes, checksum: 263ce7ee0d76ebd076e7e9dc8c53631d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-25T15:28:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC -EstefaneUFDPar.pdf: 862031 bytes, checksum: 263ce7ee0d76ebd076e7e9dc8c53631d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T15:28:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC -EstefaneUFDPar.pdf: 862031 bytes, checksum: 263ce7ee0d76ebd076e7e9dc8c53631d (MD5) Previous issue date: 2025-07-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia das competências;pt_BR
dc.subjectOCDE;pt_BR
dc.subjectEducação 2030.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleThe future of education and skills 2030: a conformação da pedagogia das competênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -EstefaneUFDPar.pdf841,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.