Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Élido Santiago da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3584642268601018 | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Estefane Moura do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7402800670407832 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T15:28:58Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17 | - |
dc.date.available | 2025-09-25T15:28:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/780 | - |
dc.description.abstract | N/A | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo analisar o projeto “The Future of Education and Skills 2030”, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no contexto da disseminação da Pedagogia das Competências. A fundamentação teórica do estudo se baseia nos princípios da Pedagogia das Competências, especialmente em sua ênfase na formação de sujeitos autônomos, adaptáveis e responsáveis por sua própria trajetória de aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, e análise de dados orientada pela técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os principais resultados indicam que o projeto da OCDE está alinhado com a lógica da Pedagogia das Competências, ao enfatizar a responsabilização individual dos estudantes pelo seu desenvolvimento e por individualizar problemáticas que são de natureza coletiva. Por fim, como indicação para estudos futuros, sugere-se uma investigação aprofundada sobre a Bússola de Aprendizagem 2030, proposta central do projeto da OCDE, visando compreender suas implicações práticas nos sistemas educacionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-17T19:40:24Z No. of bitstreams: 1 TCC -EstefaneUFDPar.pdf: 862031 bytes, checksum: 263ce7ee0d76ebd076e7e9dc8c53631d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-25T15:28:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC -EstefaneUFDPar.pdf: 862031 bytes, checksum: 263ce7ee0d76ebd076e7e9dc8c53631d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-25T15:28:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC -EstefaneUFDPar.pdf: 862031 bytes, checksum: 263ce7ee0d76ebd076e7e9dc8c53631d (MD5) Previous issue date: 2025-07-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Delta do Parnaíba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFDPar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia das competências; | pt_BR |
dc.subject | OCDE; | pt_BR |
dc.subject | Educação 2030. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | The future of education and skills 2030: a conformação da pedagogia das competências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC -EstefaneUFDPar.pdf | 841,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.