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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Élido Santiago da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584642268601018pt_BR
dc.creatorDourado, Ana Gabriella Teixeira-
dc.creator.LattesN/Apt_BR
dc.date.accessioned2025-09-25T15:30:37Z-
dc.date.available2025-09-17-
dc.date.available2025-09-25T15:30:37Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/781-
dc.description.abstractN/Apt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende compreender a Parceria Público-Privada na Educação Pública no município de Parnaíba que adentra o âmbito educacional por meio dos princípios da sociedade liberal que orienta e se concretiza com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). A Lei n° 13.019/2014 é um parâmetro que normatiza as relações de Parcerias Público-Privadas (PPPs) nas áreas públicas como, saúde, segurança, economia e principalmente educação. Assim, o campo educacional é perpassado por essas organizações que levam em seus fundamentos os princípios mercadológicos da Nova Gestão Pública (NGP), que traz como valores a eficiência, eficácia, competição, individualismo, flexibilização, gestão por resultados e obtenção de metas, os quais vão remodelar e reformular os conceitos educacionais conquistados democraticamente. A presente pesquisa se caracteriza como análise documental. Fundamentando as análises em autores como Peroni (2010, 2015, 2017 2020); Adrião (2010); Caetano (2020); Costa (2010); Cóssio (2018); Verger (2015); Dourado (2019); Oliveira (2018, 2021); Montaño (2002, 2018); Freitas (2018); Frigotto (1993); Além de utilizar da lei nº 13.019/2014 e 13.204/2015. Nesse viés, os autores e documentos utilizados tratam acerca dessas parcerias no âmbito educacional, as quais mudam as concepções basilares da Educação Pública e que por consequência, acarretam práticas que atentam contra os princípios democráticos da educação brasileira, tal qual a sua normatização por essas leis, modificam as políticas educacionais, a gestão, a formação de professores, os processos pedagógicos, a formação dos alunos e os conteúdos estudados. Ademais, utilizou-se de fontes como o site da secretaria de educação do Piauí e os documentos curriculares das instituições educacionais que são regidos pelos PPPs no município de Parnaíba, os quais são formulados pelas organizações privadas que desconfiguram o currículo educacional e se voltam para uma educação de resultados, os quais premiam os “bem-sucedidos” e penaliza “os fracassados”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-17T19:54:27Z No. of bitstreams: 1 ANA GABRIELA TCC REVISADO.pdf: 1554173 bytes, checksum: 619b8273ce6b86279d148c8604e5d3fc (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T15:30:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA GABRIELA TCC REVISADO.pdf: 1554173 bytes, checksum: 619b8273ce6b86279d148c8604e5d3fc (MD5) Previous issue date: 2025-07-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParceria público-privada;pt_BR
dc.subjectEducação pública;pt_BR
dc.subjectAprendizagem de qualidade;pt_BR
dc.subjectNova gestão pública.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEntre reformas e projetos na educação: a relação de parceria pública-privada nas instituições de ensino municipais de Parnaíba-PIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

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