Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Braga, Osmar Rufino-
dc.contributor.advisor1LattesN/Apt_BR
dc.creatorRamos, Dânia Pereira-
dc.creator.LattesN/Apt_BR
dc.date.accessioned2025-10-17T15:13:12Z-
dc.date.available2025-09-25-
dc.date.available2025-10-17T15:13:12Z-
dc.date.issued2025-07-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/794-
dc.description.abstractThis article is intended to analyze how the public school in Parnaíba (PI) has developed its work with children's and youth literature focused on ethnic-racial relations education, identifying authors and works used, challenges in the process, and pedagogical practices carried out, in light of Law No. 11,645/2008. Based on authors such as Gomes (2017), Freire (1996), and Munanga (1999), the study addressed the importance of children's and youth literature as an anti-racist and formative tool, considering its role in the construction of identities and the deconstruction of stereotypes. The research was ethnographic in nature and qualitative in approach, conducted in two public schools in the municipality of Parnaíba (PI). Methodologically, it worked with interviews with teachers, analysis of Political-Pedagogical Projects (PPP), and the available literary collection. The results revealed that, although there are initiatives, the application of legislation still occurs mainly on specific commemorative dates, with difficulties related to the scarcity of literary works referenced in ERER (education for ethnic-racial relations), lack of teacher training, and institutional resistance to addressing the issue on an ongoing basis. Cases of prejudice are still reported in the school environment, with literature being used as a pedagogical resource to mediate conflicts and promote reflection. Finally, the study proposes methodological guidelines for improving educational activities involving children's and young adult literature, with a view to strengthening the fight against racism and promoting recognition of cultural diversity in schools.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar como a escola pública de Parnaíba (PI) tem desenvolvido o trabalho com a literatura infantojuvenil voltada para a educação das relações étnico-raciais, identificando autores e obras utilizados, os desafios no processo, e as práticas pedagógicas realizadas, à luz da Lei nº 11.645/2008. Tendo base em autores como Gomes (2017), Freire (1996), e Munanga (1999), o estudo abordou a importância da literatura infantojuvenil como ferramenta antirracista e formativa, considerando seu papel na construção de identidades e na desconstrução de estereótipos. A pesquisa realizada teve caráter etnográfico e abordagem qualitativa, realizada em duas escolas públicas do município de Parnaíba (PI). Metodologicamente, trabalhou com entrevistas com professoras/res, análise dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) e do acervo literário disponível. Os resultados revelaram que, embora existam iniciativas, a aplicação da legislação ainda ocorre majoritariamente em datas comemorativas específicas, com dificuldades relacionadas à escassez de obras literárias referenciadas em ERER (educação para as relações étnico-raciais), falta de formação docente e resistência institucional em tratar o tema de uma forma contínua. Casos de preconceito ainda são relatados no ambiente escolar, sendo a literatura utilizada como recurso pedagógico para mediar conflitos e promover reflexões. Ao final, o estudo propõe orientações metodológicas para o aprimoramento das ações educativas com literatura infantojuvenil, visando fortalecer o combate ao racismo e o reconhecimento da diversidade cultural no contexto escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-09-25T18:57:46Z No. of bitstreams: 1 TCC final - Dania.pdf: 520954 bytes, checksum: ff751ec9bb798dc4f10a379a286bf97f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-10-17T15:13:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC final - Dania.pdf: 520954 bytes, checksum: ff751ec9bb798dc4f10a379a286bf97f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-17T15:13:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC final - Dania.pdf: 520954 bytes, checksum: ff751ec9bb798dc4f10a379a286bf97f (MD5) Previous issue date: 2025-07-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciais;pt_BR
dc.subjectLiteratura infanto juvenil;pt_BR
dc.subjectLei no 11.645/2008;pt_BR
dc.subjectCombate ao racismo.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLiteratura infantojuvenil, erer e combate ao racismo em Parnaíba (PI): olhares e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final - Dania.pdf508,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.