Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Soares, Maria Perpétua do Socorro Bezerra-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorCarvalho, Maria do Socorro dos Santos; Lima, Nagella dos Santos-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T12:36:53Z-
dc.date.available2023-05-10T12:36:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/103-
dc.description.abstractThe present work intends to socialize the results of a research on the practice of religious teaching in a school in the city of Parnaíba-PI, having as research subject a Theologian teacher who works in the discipline. With the general objective: to analyze the epistemological character of Religious Education (RE), without the proselytizing aspect. And as a guiding question: is there a consonance with Article 33 of the LDB, which prohibits proselytism and ennobles the Brazilian religious cultural diversity, in the pedagogical practices developed by a teacher of Religious Education, whose training is equidistant from the proposals for this area? The framework it is based on documents such as the BNCC (adicionar o ano do documento), the Federal Constitution (1988) and the PCNER (Curricular Parameters of Religious Education), as well as the theoretical contributions of Caron (2013), Freire (1967), Gil (2008), Junqueira (2015), among others. In addition, we resort to a qualitative approach of the case study type, based on the considerations of Lüdke and André (1986) and the aid of the following techniques: participant observation, semi-structured interview and questionnaire. The data reveal that the bachelor of Theology was not coherent in her pedagogical practices, because she belongs to an institution that presents strong ideological conceptions and still maintains a rigid stance regarding the new laws of Guidelines and Bases for Religious Educationpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem intenção de socializar resultados de uma pesquisa sobre a prática do ensino religioso em uma escola na cidade de Parnaíba- PI, tendo como sujeito de pesquisa uma professora Teóloga que atua na disciplina. Com objetivo geral: analisar o caráter epistemológico do Ensino Religioso (ER), sem o aspecto proselitista. E como questão norteadora: há consonância com o Artigo 33 da LDB, que veda o proselitismo e enobrece a diversidade cultural religiosa brasileira, nas práticas pedagógicas desenvolvidas por um docente do Ensino Religioso, cuja formação esteja equidistante das propostas para esta área? O referencial está fundamentado em documentos como a BNCC (2019), a Constituição Federal (1988) e os PCNER (Parâmetros Curriculares do Ensino Religioso), bem como nas contribuições teóricas de Caron (2013), Freire (1967), Gil (2008), Junqueira (2015), entre outros. Além disso, recorremos a uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com base nas considerações de Lüdke e André (1986), com as seguintes técnicas: observação participante, entrevista semiestruturada e questionário. Os dados revelam que a bacharel em teologia não foi coerente nas suas práticas pedagógicas, por pertencer a uma Instituição que apresenta fortes concepções ideológicas e que ainda se mantém com uma postura rígida no tocante às novas leis de Diretrizes e Bases do Ensino Religiosopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-10T12:26:14Z No. of bitstreams: 2 O ENSINO RELIGIOSO , PRÁTICAS E REFLEXÕES EM UMA ESCOLA DE PARNAÍBA.pdf: 246272 bytes, checksum: f8d649af78a7ba7649bf5f65754f65b1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-10T12:36:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O ENSINO RELIGIOSO , PRÁTICAS E REFLEXÕES EM UMA ESCOLA DE PARNAÍBA.pdf: 246272 bytes, checksum: f8d649af78a7ba7649bf5f65754f65b1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-10T12:36:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O ENSINO RELIGIOSO , PRÁTICAS E REFLEXÕES EM UMA ESCOLA DE PARNAÍBA.pdf: 246272 bytes, checksum: f8d649af78a7ba7649bf5f65754f65b1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComponente Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino Religioso-
dc.subjectPráticas Pedagógicas-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO ensino Religioso: Práticas e reflexões em uma escola de Parnaíbapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ENSINO RELIGIOSO , PRÁTICAS E REFLEXÕES EM UMA ESCOLA DE PARNAÍBA.pdf240,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons