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dc.contributor.advisor1Melo, Samuel Pires-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorSousa, Aline Maria Santos de; Silva, Zaira Araújo da-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T11:59:26Z-
dc.date.available2023-05-16T11:59:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/107-
dc.description.abstractThe adoption theme is extremely complex, sensitive, and full of surprises approach. When searching the literature for studies that dealt with learning, social development, and adoption, we realized the scarcity of research that led the discussions from a socio-historical perspective. Of the few studies found that proposed this discussion, most of them focused on adoption as a traumatic event, responsible for disastrous consequences for the development of the adopted child, among them learning difficulties. However, we understand that this social phenomenon is more complex than the one observed, that is why the objective is to study learning and affectivity in adopted university youths. When entering the life of someone who has had such an experience, it is possible to understand a delicacy of affective bonds that go beyond any blood resemblance. The generation we find today is the generation of the now, that makes it happen, that is in a hurry to get answers, that tirelessly search for a place that they can call their own, for a social group where they can identify and recognize themselves. But where did the story begin of these young people not biologically united in their first social environment, the family? How did they fit in, cope and recognize themselves among the people who chose you to love and to build a family? In order to answer these questions, a qualitative approach was used, using questionnaire collection instruments, semi-structured interviews and field diaries, to interpret the information, using Bardin's content analysis (2011). With that, we found that the adopted individual does not develop affective ties only due to the condition of adopted, external factors may be the main responsible, such as an environment in which the adopted is welcome, without being rejected by family, close friends and school, or although he grows up knowing the true story, remaining with a connection with his origins. On the other hand, it is important to say that confronting situations is contrary to good receptivity, adopters have learned to turn things around. It is possible to conclude briefly that the adoption made in the best possible way is not a fact that triggers problems of any kind, quite the opposite, it causes the individual to awaken a sensitivity towards the other and a much more comprehensive and developed social vision.pt_BR
dc.description.resumoO tema adoção é uma abordagem extremamente complexa, sensível e cheia de surpresas. Ao buscarmos na literatura estudos que tratassem sobre aprendizagem, desenvolvimento social e adoção, percebemos a escassez de pesquisas que conduziam as discussões a partir de uma perspectiva sócio-histórica. Dos poucos estudos encontrados que propunha esta discussão, a maioria deles focalizava a adoção como um acontecimento traumático, responsável por consequências desastrosas para o desenvolvimento da criança adotada, dentre elas as dificuldades na aprendizagem. No entanto, compreendemos que esse fenômeno social é mais complexo do que o observado, por isso tem-se o objetivo de estudar a aprendizagem e a afetividade em juventudes universitárias adotivas. Ao adentrar a vida de alguém que passou por tal experiência é possível compreender uma delicadeza de laços afetivos que vão além de qualquer semelhança sanguínea. A geração que encontramos atualmente é a geração do agora, que faz acontecer, que tem pressa para obter respostas, que buscam incansavelmente por um lugar que possam chamar de seu, por um grupo social onde consigam se identificar e reconhecer. Mas onde começou a história desses jovens não biologicamente unidos em seu primeiro meio social, a família e escola? Como se encaixaram, lidaram e se reconheceram no meio das pessoas que lhe escolheram para amar e aprender? Em busca de responder essas perguntas, utilizou-se da abordagem qualitativa, por meio dos instrumentos de coleta questionário, entrevista semiestruturada e diário de campo, para interpretação das informações, fez-se uso da análise de conteúdo de Bardin (2011). Com isso, constatamos que o indivíduo adotado não desenvolve laços afetivos somente pela condição de adotado, fatores externos podem ser os principais responsáveis, como um ambiente em que o adotado é bem-vindo, sem ser rejeitado por familiares, amigos próximos e escola, ou ainda que cresça sabendo da verdadeira história, permanecendo com uma conexão com suas origens. Por outro lado, importa dizer que os enfrentamentos às situações contrarias as boas receptividades, os adotantes aprenderam a dar a volta por cima. É possível concluir brevemente que a adoção feita da melhor forma possível não é um fato que desencadeie problemas de qualquer tipo, muito pelo contrário, faz com que o indivíduo desperte em si uma sensibilidade em relação ao outro e uma visão social muito mais abrangente e desenvolvida.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-10T13:49:27Z No. of bitstreams: 2 TRAJETÓRIAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS CONSTRUÍDAS POR JOVENS.pdf: 791835 bytes, checksum: c9d15b204fa6dbe7cccc981f3a5bec99 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdoçãopt_BR
dc.subjectSocial-
dc.subjectAfetivo-
dc.subjectGeração-
dc.subjectBiológico-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleTrajetórias sociais e educacionais construídas por jovens provenientes de famílias não biológicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

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