Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/123
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Construção da comunicação da criança através de suas relações familiares |
Autor(es): | Machado , Mariana Araújo de Brito |
Primeiro Orientador: | Pessoa, Gilvana |
Resumo: | Desde o início da vida humana a comunicação é desenvolvida e se inicia com a comunicação não verbal e depois passa a ser verbal. Para tanto, a construção da comunicação em crianças, durante a primeira infância, ocorre por meio de suas interações com o meio social na qual estão situadas, que primeiramente é no seio da família. O estudo busca compreender o desenvolvimento da comunicação humana a partir das relações familiares, quando criança interage com a sociedade ao seu redor, como também analisar, através do cotidiano de duas crianças, como a interação que se estabelece com o ambiente comunicativo é importante para ela. O estudo é baseado na discussão de Vygotsky (1981) e sua teoria de aprendizagem e sua importância para o desenvolvimento humano, bem como a teoria de Wallon (1981, 2007) sobre o desenvolvimento da comunicação humana. O presente trabalho trata-se de um estudo observacional e descritivo de experiências de convívio com duas crianças, apresentando também uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Com isso, foi possível identificar como a família exerce influência no desenvolvimento da comunicação infantil, onde conforme Wallon apresenta em seus estudos que o desenvolvimento da criança ocorre pela emoção e a linguagem acontece inicialmente por meio da imitação. |
Abstract: | Since the beginning of human life, communication has developed, where it is observed that it starts with the non-verbal and then becomes verbal. Therefore, the construction of communication in children during early childhood occurs through their interactions with the social environment, which is primarily within their family. The work, therefore, also aims to investigate the formation and development of human communication from the relationships between the subject as a child and the society around him, as well as to analyze in two children the reason for the interaction that each child establishes with the environment of her daily life is important to her. The discussion is based on Vygotsky's thoughts and his learning theory and its importance for human development and learning, as well as Wallon's theory on the development of human communication. It was observed that child A still does not repeat words, communicates through gestures, crying and laughing. Child B uses gestures and tries to vocalize when he wants something. Thus, it was possible to conclude that the family has a strong influence on the development of child communication, where, as Wallon presents in his studies, the child's development occurs through emotion and language occurs initially through imitation. |
Palavras-chave: | Comunicação Infância Família |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/123 |
Data do documento: | 3-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO DA CRIANÇA ATRAVÉS DE.pdf | 707,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons