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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Élido Santiago da-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorSilva, Renata Maria de Sousa-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T12:03:02Z-
dc.date.available2023-05-16T12:03:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/124-
dc.description.abstractNCpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar a Arte como articuladora dos Direitos Humanos, a partir de uma perspectiva formação humana omnilateral. Compreendendo dinâmica social entre a educação e o trabalho artístico situados em uma organização da sociedade de classes. Portanto, favorecendo acessos distintos à educação, à formação ao trabalho e ao entendimento da arte enquanto manifestação humana. Fazendo parte assim de um processo hegemônico que controla a formação do trabalhador artístico e que influencia diretamente no valor de sua obra. O método escolhido foi a análise bibliográfica do estado da arte, efetuada através de uma revisão sistemática da literatura com o levantamento de informações através de livros, publicações de periódicos, sites oficiais e artigos científicos para a construção deste texto de pesquisa. O trabalho está dividido em sessões, respectivamente, Trabalho: produção e reprodução de vida, o Estado e as ideologias, educação, arte e o ensino de arte. Buscando Levantar o questionamento, se a valorização da mercadoria vem através do currículo e do acesso aos graus superiores da educação, qual o valor da arte popular? Os artistas da classe trabalhadora ou os artistas técnicos estarão em desigualdade sobre a valorização da sua produção e qual o caminho para formação humana omnilateral? Entendendo que a arte se encontra capturada por um sistema de valor que é vinculado ao modo de produção vigente e suas formas de reprodução e perpetuação. Defendendo que é preciso possibilitar aos alunos e aos educadores o cultivo e gosto pela arte, estimular a visitação à museus, galerias de arte, centros culturais, espetáculos de música e dança para que a escola, antes de ser apenas uma porta para formação de profissões comprometidas com a reprodução do capital, possa também estar voltada para a democratização do conhecimento e do fazer com relevância ao desenvolvimento humano. Assim, além de encantar nossos olhos, ouvidos e tato, a arte possa ser mecanismo de inclusão e valorização das práticas, saberes e culturas de cada habitante deste planeta, possibilitando um fundamento de cidadania humana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-15T14:40:10Z No. of bitstreams: 2 ARTE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO.pdf: 359965 bytes, checksum: cbd01280f62267677df3dce1ec86e4ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleArte e direitos humanos na educação profissional no contexto do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

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