Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/124
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Élido Santiago da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | NC | pt_BR |
dc.creator | Silva, Renata Maria de Sousa | - |
dc.creator.Lattes | NC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T12:03:02Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T12:03:02Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/124 | - |
dc.description.abstract | NC | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como objetivo analisar a Arte como articuladora dos Direitos Humanos, a partir de uma perspectiva formação humana omnilateral. Compreendendo dinâmica social entre a educação e o trabalho artístico situados em uma organização da sociedade de classes. Portanto, favorecendo acessos distintos à educação, à formação ao trabalho e ao entendimento da arte enquanto manifestação humana. Fazendo parte assim de um processo hegemônico que controla a formação do trabalhador artístico e que influencia diretamente no valor de sua obra. O método escolhido foi a análise bibliográfica do estado da arte, efetuada através de uma revisão sistemática da literatura com o levantamento de informações através de livros, publicações de periódicos, sites oficiais e artigos científicos para a construção deste texto de pesquisa. O trabalho está dividido em sessões, respectivamente, Trabalho: produção e reprodução de vida, o Estado e as ideologias, educação, arte e o ensino de arte. Buscando Levantar o questionamento, se a valorização da mercadoria vem através do currículo e do acesso aos graus superiores da educação, qual o valor da arte popular? Os artistas da classe trabalhadora ou os artistas técnicos estarão em desigualdade sobre a valorização da sua produção e qual o caminho para formação humana omnilateral? Entendendo que a arte se encontra capturada por um sistema de valor que é vinculado ao modo de produção vigente e suas formas de reprodução e perpetuação. Defendendo que é preciso possibilitar aos alunos e aos educadores o cultivo e gosto pela arte, estimular a visitação à museus, galerias de arte, centros culturais, espetáculos de música e dança para que a escola, antes de ser apenas uma porta para formação de profissões comprometidas com a reprodução do capital, possa também estar voltada para a democratização do conhecimento e do fazer com relevância ao desenvolvimento humano. Assim, além de encantar nossos olhos, ouvidos e tato, a arte possa ser mecanismo de inclusão e valorização das práticas, saberes e culturas de cada habitante deste planeta, possibilitando um fundamento de cidadania humana. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-15T14:40:10Z No. of bitstreams: 2 ARTE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO.pdf: 359965 bytes, checksum: cbd01280f62267677df3dce1ec86e4ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T12:03:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO.pdf: 359965 bytes, checksum: cbd01280f62267677df3dce1ec86e4ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-16T12:03:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO.pdf: 359965 bytes, checksum: cbd01280f62267677df3dce1ec86e4ce (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Delta do Parnaíba | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento 1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFDPar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | NC | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Arte e direitos humanos na educação profissional no contexto do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTE E DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO.pdf | 351,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons