Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/131
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gilvana Pessoa de-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorSantos, Marina de Castro-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T14:15:06Z-
dc.date.available2023-05-16T14:15:06Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/131-
dc.description.abstractHis paper discusses pedagogical practices and ethnic-racial relations in the municipal school system. The research aims to analyze the pedagogical practices that promote the inclusion of black children at school, to verify the ethnic-racial teaching practices in municipal schools in Parnaíba-PI, as well as identify the pedagogical resources used by teachers to promote the development of diversity. Children go through several discovery and learning stages, and given the historical context, it is notice a high rate of prejudice, and Early Childhood Education, in addition to educating, is based on care and acceptance, developing physical, social and psychological capacities, which highlights the role of the school in the child development process, and the teacher becomes a mediator. We used the qualitative-quantitative research methodology to conduct this paper, semi-structured questionnaires applied to teachers of Early Childhood Education in a public school in Parnaíba. The research aims to support the discussions in studies carried out by: Cavalleiro (2000); Gomes (2003); Veiga (2009); among others.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso – TCC discute práticas pedagógicas e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensino. A pesquisa objetiva analisar as práticas pedagógicas que promovam a inclusão da criança negra no ambiente escolar, mapear as práticas docentes étnico-racial na rede municipal em Parnaíba-Pi bem como identificar os recursos pedagógicos utilizados pelos docentes para promover a valorização da diversidade. A criança passa por diversas fases de descobertas e conhecimentos, e diante do contexto histórico percebe-se um alto índice de preconceitos, e a Educação Infantil, além de educar tem como base o cuidado e a acolhida desenvolvendo capacidades físicas, sociais e psicológicas o que evidencia o papel da escola no processo de desenvolvimento infantil, e o professor se torna um mediador, portanto afirmamos que é necessário um maior compromisso com a proposta de educação étnico-racial, na escola e na formação docente. Para desenvolver esse estudo utilizamos como metodologia a pesquisa quali-quantitativa de cunho descritiva, questionários semiestruturados aplicados a professoras da Educação Infantil de uma escola pública de Parnaíba. A pesquisa busca amparar as discussões em estudos realizados por: Cavalleiro (2000); Gomes (2003); Veiga (2009); dentre outros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T12:19:57Z No. of bitstreams: 2 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE.pdf: 1443243 bytes, checksum: a15012b02a68cbe98a290ab9ef3217ea (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T14:15:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE.pdf: 1443243 bytes, checksum: a15012b02a68cbe98a290ab9ef3217ea (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T14:15:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE.pdf: 1443243 bytes, checksum: a15012b02a68cbe98a290ab9ef3217ea (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectétnico-racial-
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e as relações étnico-raciais na rede municipal de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons