Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/132
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As juventudes e produção de documentários na educação: o pedagógico que emergem da imagem
Autor(es): Martins , Suiane de Carvalho
Primeiro Orientador: Melo, Samuel Pires
Resumo: O presente trabalho buscou fazer um levantamento da produção de conhecimento de dissertações e teses no Brasil, no período que consiste de 2008-2016, sobre juventudes e produção de documentário na educação do Brasil, como foco da pesquisa as regiões Norte/ Nordeste e Centro-Oeste, e compreender sobre os aspectos educativos de jovens rurais e urbanos no cinema piauiense, através dos documentários produzidos pelo coletivo LABcine, de Teresina. O trabalho realizado utilizou de duas estratégias metodológica diferentes, onde a primeira foi um estudo sobre o estado da arte, e a segunda na perspectiva da analise fílmica, onde por meio delas procuramos fazer um estudo sobre a língua audiovisual, compreendendo a relação documentário, juventude e educação. Na primeira parte da pesquisa foram encontradas 56 teses e dissertações, após a escolhas dos materiais identificados durantes as buscas, foram 8 analisados e os dados organizados os dados por meio do software IRAMUTEQ, e o (SPSS) programa onde foram gerados os dados e tabelas presentes nos resultados. Na segunda parte da pesquisa foram encontrados 11 documentários, os mesmos foram analisados a partir do seu conteúdo, ficha de descrição onde é possível encontrar as principais informações sobre as produções, também foi buscando informações como premiações e entrevistas concedidas pelos produtores, em seguida os dados obtidos, foram organizados. Observou-se que se deve dar importância ao “estudo da arte” nesse universo investigativo na busca de teses e dissertações dos programas de pós-graduação no site da Capes que envolvam documentários pois incentivará outros pesquisadores, e projetos para serem realizados nas universidades. Mostrando assim abrangência desses trabalhos que envolvam juventude, educação e produções documentárias devido a análise da quantidade de produções científicas encontradas. Através dos documentários que foi observado, buscamos entender o que cada narrativa retrata, se aborda a temática que vem sendo discutida os que as cenas revelam. Os jovens em seus aspectos, perspectivas e educação. Principais dificuldades em fazer audiovisual e as contribuições para o cinema piauiense trazidas pelo coletivo LABcine.
Abstract: The present work sought to survey the production of knowledge of dissertations and thesis in Brazil, in the period from 2008-2016, about youth and documentary production in education in Brazil, focusing on the North/Northeast and Midwest regions, and to understand the educational aspects of rural and urban youth in Piauí cinema, through the documentaries produced by the LABcine collective from Teresina. The work carried out used two different methodological strategies, where the first was a study of the state of the art, and the second from the perspective of film analysis, where through them we sought to make a study about the audiovisual language, understanding the relationship between documentary, youth and education. In the first part of the research 56 theses and dissertations were found, after the choice of the materials identified during the search, they were analyzed and the data organized using the software IRAMUTEQ, 9 and the (SPSS) program where the data and tables present in the results were generated. In the second part of the research 11 documentaries were found, they were analyzed from its content, description sheet where it is possible to find the main information about the productions, it was also seeking information such as awards and interviews given by producers, then the data obtained were organized. It was observed that one should give importance to the "study of art" in this investigative universe in the search for theses and dissertations of post-graduation programs on the Capes site that involve documentaries because it will encourage other researchers, and projects to be carried out at universities. Thus showing the comprehensiveness of these works that involve youth, education, and documentary productions due to the analysis of the quantity of scientific productions found. Through the documentaries that were observed, we tried to understand what each narrative portrays, if it approaches the theme that has been discussed, and what the scenes reveal. Young people in their aspects, perspectives, and education. The main difficulties in making audiovisuals and the contributions to cinema in Piauí brought by LABcine.
Palavras-chave: Documentários
Educação
Filmes
Juventude
Teresina-PI
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/132
Data do documento: 10-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS JUVENTUDES E PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS NA EDUCAÇÃO.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons