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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A literatura infantil como prática dos formandos de pedagogia: para além do ou “isto” ou “aquilo”?
Autor(es): Brito, Lucimare Mesquita de
Primeiro Orientador: Melo, Samuel Pires
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar concepções e práticas dos formandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba acerca do trabalho desenvolvido com a literatura infantil. Isso porque consideramos a literatura infantil um importante recurso de transformação humana, mas que vem sendo observado, por parte de alguns professores, como instrumento para entreter os alunos, preencher horário vago ou contar alguma história voltada para o ensino pragmático da leitura e da escrita. Assim, buscamos compreender como esta vem sendo trabalhada por nossos colegas de turma, e se a prática é concebida para além da função pedagógica- utilitária ou lúdica, além do ou “Isto” ou “Aquilo”. Os autores que embasaram essa pesquisa foram: André e Gatti (2008), Bardin (2011), Cadermatori (2010), Cândido (2011), Coelho (2010), Freire (2005), Lajolo e Zilberman (2007), Macêdo (2020), Moreira (2002), Palo e Oliveira (2006), Rambo (2018), Torres (2017), Zilberman (1994), entre outros. Utilizamos como metodologia, a pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada para oito acadêmicos do último período do curso de pedagogia da referida instituição. Concluímos o quanto a literatura infantil é desenvolvida de forma superficial nas escolas, tendo seu papel resumido ao ler por ler ou para alfabetizar. Embora muitos dos formandos tenham consciência da importância de trabalhar a literatura infantil com mais qualidade, relatam não conseguir desenvolver isso na prática, pois se sentem presos ao tradicionalismo presente nas escolas.
Abstract: In this study, we aim to identify the conceptions and practices of the undergraduate students of the licentiate degree in Pedagogy at the Parnaíba Delta Federal University regarding the developed research with children's literature. We consider children's literature a significant resource for human transformation, however, it has been used as an entertainment tool. By some teachers, it has been used only to fill the free times or to tell stories aimed at the pragmatic teaching of reading and writing. Thus, we seek to understand how children's literature has been worked on by our undergraduate colleagues. If the practice is planned beyond the pedagogical utilitarian and playful function of the "This" or "That". We based our research on the following authors: André and Gatti (2008), Bardin (2011), Cadermatori (2010), Cândido (2011), Coelho (2010), Freire (2005), Lajolo and Zilberman (2007), Macêdo (2020), Moreira (2002), Palo and Oliveira (2006), Rambo (2018), Torres (2017), Zilberman (1994), and others. We used here the research methodology of qualitative and descriptive approaches. For this, we carried out a bibliographic review of literature, using as data collection instruments a semi- structured interview applied to eight undergraduates from the last period of the course of Pedagogy at the present institution. From the results obtained, we conclude how much children's literature is developed superficially in schools, having its role summarized as the act of reading for the sake of reading or to teach literacy. Although many of the undergraduates are conscious of the relevance of working the children's literature with more quality, they report not being able to develop this in their practices, as they are still subjected to the current traditionalism of the schools.
Palavras-chave: Prática docente
Literatura Infantil
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/137
Data do documento: 14-Out-2022
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