Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/475
Tipo: Dissertação
Título: Autocompaixão e autorregulação emocional em estudantes de psicologia
Autor(es): Viana, Jayne Martins
Primeiro Orientador: de Oliveira, Cyntia Mendes
Resumo: A Autocompaixão é definida como a capacidade de acolher a si de forma bondosa e compassiva, consciente e focada na aceitação das emoções, positivas e negativas. Enquanto que a Autorregulação é a capacidade de modular e gerenciar as emoções de acordo com o objetivo do indivíduo, possuindo estratégias adaptativas e desadaptativas. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre a Autocompaixão e a Autorregulação Emocional em estudantes de Psicologia. A amostra por conveniência foi composta por 151 estudantes universitários do curso de graduação em Psicologia de diferentes, sendo 83,4% (n = 126) da região Nordeste, 1,3% (n = 2) da Sudeste e 23% (n = 23) da região Sul. Destes, 106 são de instituições públicas (70,2%) e 45 de instituições privadas (29,8%). Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico, a Escala de Autocompaixão: “Como eu geralmente lido comigo em momentos difíceis”-(EAC) e a escala "Dificuldade de Regulação Emocional- (DERS)”, aplicados por meio do Google Forms. Dentre os resultados obtidos destaca-se a existência de correlações significativas entre a EAC e a DERS, a maioria com direções negativas. Também foram encontrados maiores níveis estatisticamente significativos de Desregulação Emocional nos universitários que mudaram de cidade para ingressar no Ensino Superior.
Abstract: Self-compassion is defined as the ability to support oneself in a kind and compassionate way, conscious and focused on the oil of emotions, positive and negative. Whereas Self-regulation is the ability to modulate and manage emotions in accordance with the individual's objective, suggesting adaptive and maladaptive strategies. This study aims to investigate the relationship between Self-companion and Emotional Self-regulation in Psychology students. The sample for convenience was composed by 151 university students of the graduate course in Psychology from different countries, being 83.4% (n = 126) from the Northeast region, 1.3% (n = 2) from the Southeast and 23% (n = 23) in the Southern region, 106 are from public institutions (70.2%) and 45 are from private institutions (29.8%). The instruments used for a sociodemographic questionnaire, on the Self-Compassion Scale: “How I generally feel with myself in difficult moments”-(EAC) and on the “Difficulty of Emotional Regulation-(DERS)” scale, applied through Google Forms. Among the results The results obtained highlight the existence of significant correlations between EAC and DERS, with most of them in negative directions. We also found more statistically significant levels of Emotional Deregulation in universities that change cities to enter Higher Education. Keywords: Autocompaixão; Emotional Self-Regulation; University Students; Higher Education.
Palavras-chave: Autocompaixão
Autorregulação Emocional
Estudantes Universitários
Educação Superior
CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/475
Data do documento: 26-Fev-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAYNARA PONTES PAIXÃO.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.