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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Araujo, Francisco Antonio Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901115696539402pt_BR
dc.creatorAraujo, Ester Gabriele dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154483107144838pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-28T17:24:44Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2025-01-28T17:24:44Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/638-
dc.description.abstractCurrently, there is an observed increase in the precarization of teachers' work, resulting from the predominance of market logic over education as a right, manifested in the intensification of work demands and the devaluation of the teaching profession. Thus, the object of study of this research was the precarization of teaching work in the context of capitalism based on research. The general objective of this work is to understand the reality of precarized teaching work in the context of capitalism based on scientific research. And the specific objectives were: a) to identify the characteristics that reveal precarized teaching work; b) to analyze the influences of capitalism on the precarization of teaching work.To understand the importance of recognition in teachers' work, it was important to examine the experiences and reflections of research and studies that address the precarization of teaching work, aiming at professional appreciation in the field of education. The methodology adopted is based on a literature review of five scientific works that investigated the intensification of work demands and the devaluation of the teaching profession as the main factors of precarization. The processes of precarization and alienation in the teaching profession are understood, as well as their consequences for the creation of an emancipatory educational system, where the main theories for understanding teaching work in the context of capitalism were addressed. Therefore, it is concluded that there is a need to expand research, investigating the precarization of teachers' work, as well as the impacts of these perceptions on society and the educational service market.pt_BR
dc.description.resumoAtualmente, observa-se um aumento da precarização do trabalho dos professores, decorrente da predominância da lógica de mercado em detrimento de uma educação como um direito, manifestado na intensificação das demandas de trabalho e na desvalorização da profissão docente. Assim sendo, o objeto de estudo desta pesquisa foi a precarização do trabalho docente no contexto do capitalismo a partir de pesquisas. O objetivo geral deste trabalho consiste em compreender a realidade do trabalho docente precarizado no contexto do capitalismo a partir de pesquisas científicas. E os objetivos específicos foram: a) identificar as características que revelam o trabalho docente precarizado; b) analisar as influências do capitalismo na precarização do trabalho docente. Para entender a importância do reconhecimento no trabalho dos professores, foi importante examinar as vivências e reflexões de pesquisas e estudos que tratam da precarização docente buscando a valorização profissional na área da educação. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão de literatura de cinco trabalhos científicos que investigaram a intensificação das demandas de trabalho e a desvalorização da profissão docente como principais fatores de precarização. Compreende-se os processos de precarização e alienação na profissão docente, bem como suas consequências para a criação de um sistema educacional emancipador, onde abordou as principais teorias para compreensão do trabalho docente no contexto do capitalismo. Portanto, conclui-se que há a necessidade de expandir as pesquisas, investigando a precarização do trabalho dos professores, e também os impactos dessas percepções na sociedade e no mercado da prestação de serviço educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-11-11T20:37:08Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO TCC .docx ESTER.pdf: 130055 bytes, checksum: e59618441e84a355990b9be6982bcf91 (MD5) TCC ESTER.pdf: 482196 bytes, checksum: 1f7309f2a7d044edd0cb5788206caafd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-01-28T17:24:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO TCC .docx ESTER.pdf: 130055 bytes, checksum: e59618441e84a355990b9be6982bcf91 (MD5) TCC ESTER.pdf: 482196 bytes, checksum: 1f7309f2a7d044edd0cb5788206caafd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-28T17:24:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO TCC .docx ESTER.pdf: 130055 bytes, checksum: e59618441e84a355990b9be6982bcf91 (MD5) TCC ESTER.pdf: 482196 bytes, checksum: 1f7309f2a7d044edd0cb5788206caafd (MD5) Previous issue date: 2024-07-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subject. Precarizaçãopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDiálogos Teóricos Sobre a Precarização do Trabalho Docente no Contexto do Capistalismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

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