Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/648
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Projeto de vida: benefício para os estudantes do ensino médio ou para o empresariado? |
Autor(es): | Silva, Antônia Vitória Costa da |
Primeiro Orientador: | Silva, Élido Santiago da |
Resumo: | O presente artigo, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tem em vista entender se a disciplina projeto de vida que faz parte do componente curricular do novo ensino médio, é realmente produtiva para os jovens das escolas públicas, ou apenas faz parte de mais uma estratégia neoliberal, mediante as reformas educacionais no cenário da educação brasileira. Nesse âmbito tem o objetivo central de analisar como o projeto de vida pode impactar na vivência dos estudantes, demonstrando as implicações desse projeto na escola. Para isso, foi utilizado uma abordagem de caráter qualitativo, de natureza básica, com o método de pesquisa explicativo, a coleta de dados ocorreu por meio de revisão de artigos e livros, além de entrevista presencial e online. Conclui-se que o projeto de vida irá ser útil ou não dependendo do tipo de escola e abordagem no qual ele será aplicado, ou seja, se a instituição possuir todos os recursos viáveis, a disciplina se tornará mais significativa. Porém, é notável que nem todas as instituições possuem as ferramentas necessárias para a disciplina poder ocorrer plenamente, isso pode salientar uma forma de mascarar a verdadeira finalidade que o projeto de vida possui nas escolas públicas. |
Abstract: | This article, which is part of the Final Paper, seeks to understand whether the life project discipline, which is part of the curricular component of the new high school, is productive for young people in public schools or is just part of another neoliberal strategy through educational reforms in the Brazilian education scenario. In this context, the central objective is to analyze how the life project can impact the students' experiences, demonstrating the implications of this discipline at school. To achieve this, a qualitative approach of a basic nature was used. With the explanatory research method, data collection occurred through a review of articles and books, in addition to face-to-face and online interviews. It is concluded that the life project will be useful or not depending on the type of school and approach to which it will be applied; if the institution has all the viable resources, the discipline will become more significant. However, it is notable that neither all institutions have the necessary tools so that discipline can fully happen. This can highlight a way of masking the true purpose that the life project has in public schools. |
Palavras-chave: | BNCC; Novo ensino médio; Projeto de vida; |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/648 |
Data do documento: | 17-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Projeto de vida.docx.pdf | 244,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.