Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/764
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A prática pedagógica no serviço de escolarização hospitalar do estado do Piauí- Sehdepi: análise e contribuições
metadata.dc.creator: Ramos, Andrea Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Francisca Maria de
metadata.dc.description.resumo: O processo de escolarização de crianças e adolescentes que em razão do tratamento de saúde precisam de internação hospitalar é considerado uma temática que envolve reflexões nas áreas da Educação e Saúde. Compreender a interface entre as duas áreas torna-se fundamental para quem propõe-se a desenvolver a prática pedagógica no contexto hospitalar. Neste sentido, esta pesquisa propôs como objetivo geral : analisar a prática pedagógica dos professores que atuam no Serviço de Escolarização Hospitalar e Domiciliar do Estado do Piauí -SEHDEPI, à luz dos desafios, avanços e possibilidades enfrentados nesse contexto. A pesquisa fundamenta-se em referenciais teóricos como Fonseca (2022), Sousa (2017), Souza (2012), Santos (2021), Silva e Amaral (2019), entre outros. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com base em Gil (2008) e Minayo (2001). Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a seis professoras atuantes no SEHDEPI, nos hospitais Lucídio Portella e São Marcos. A análise seguiu os princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram que, mais do que domínio de conteúdo, a atuação docente nesse contexto requer sensibilidade, criatividade e mediação entre o conhecimento e o cuidado, apontando lacunas formativas, desafios estruturais e avanços na prática pedagógica hospitalar.
Resumen : The schooling process of children and adolescents who require hospitalization due to health treatment is a topic that demands reflection in both the fields of Education and Health. Understanding the interface between these two areas is essential for those who aim to develop pedagogical practices in hospital settings. In this context, the present research aimed to analyze the pedagogical practices of teachers working in the Hospital and Home Schooling Service of the State of Piauí (SEHDEPI), considering the challenges, advancements, and possibilities faced in this environment. The study is grounded in theoretical frameworks such as Fonseca (2022), Sousa (2017), Souza (2012), Santos (2021), and Silva & Amaral (2019), among others. It is a quantitative qualitative study, exploratory and descriptive in nature, based on Gil (2008) and Minayo (2001). Data were collected through a questionnaire applied to six female teachers working at SEHDEPI, in Lucídio Portella and São Marcos hospitals. The analysis followed the principles of Bardin's (2011) Content Analysis. The results revealed that, beyond content mastery, teaching in this context requires sensitivity, creativity, and mediation between knowledge and care, highlighting training gaps, structural challenges, and advancements in hospital pedagogical practices.
Palabras clave : Escolarização hospitalar;
Prática pedagógica;
Formação docente.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/764
Fecha de publicación : 10-jul-2025
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tcc envio Andrea Pereira.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.