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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Entre reformas e projetos na educação: a relação de parceria pública-privada nas instituições de ensino municipais de Parnaíba-PI
metadata.dc.creator: Dourado, Ana Gabriella Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Élido Santiago da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pretende compreender a Parceria Público-Privada na Educação Pública no município de Parnaíba que adentra o âmbito educacional por meio dos princípios da sociedade liberal que orienta e se concretiza com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). A Lei n° 13.019/2014 é um parâmetro que normatiza as relações de Parcerias Público-Privadas (PPPs) nas áreas públicas como, saúde, segurança, economia e principalmente educação. Assim, o campo educacional é perpassado por essas organizações que levam em seus fundamentos os princípios mercadológicos da Nova Gestão Pública (NGP), que traz como valores a eficiência, eficácia, competição, individualismo, flexibilização, gestão por resultados e obtenção de metas, os quais vão remodelar e reformular os conceitos educacionais conquistados democraticamente. A presente pesquisa se caracteriza como análise documental. Fundamentando as análises em autores como Peroni (2010, 2015, 2017 2020); Adrião (2010); Caetano (2020); Costa (2010); Cóssio (2018); Verger (2015); Dourado (2019); Oliveira (2018, 2021); Montaño (2002, 2018); Freitas (2018); Frigotto (1993); Além de utilizar da lei nº 13.019/2014 e 13.204/2015. Nesse viés, os autores e documentos utilizados tratam acerca dessas parcerias no âmbito educacional, as quais mudam as concepções basilares da Educação Pública e que por consequência, acarretam práticas que atentam contra os princípios democráticos da educação brasileira, tal qual a sua normatização por essas leis, modificam as políticas educacionais, a gestão, a formação de professores, os processos pedagógicos, a formação dos alunos e os conteúdos estudados. Ademais, utilizou-se de fontes como o site da secretaria de educação do Piauí e os documentos curriculares das instituições educacionais que são regidos pelos PPPs no município de Parnaíba, os quais são formulados pelas organizações privadas que desconfiguram o currículo educacional e se voltam para uma educação de resultados, os quais premiam os “bem-sucedidos” e penaliza “os fracassados”.
Resumen : N/A
Palabras clave : Parceria público-privada;
Educação pública;
Aprendizagem de qualidade;
Nova gestão pública.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/781
Fecha de publicación : 11-jul-2025
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

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