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http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/781
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Entre reformas e projetos na educação: a relação de parceria pública-privada nas instituições de ensino municipais de Parnaíba-PI |
metadata.dc.creator: | Dourado, Ana Gabriella Teixeira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Élido Santiago da |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho pretende compreender a Parceria Público-Privada na Educação Pública no município de Parnaíba que adentra o âmbito educacional por meio dos princípios da sociedade liberal que orienta e se concretiza com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). A Lei n° 13.019/2014 é um parâmetro que normatiza as relações de Parcerias Público-Privadas (PPPs) nas áreas públicas como, saúde, segurança, economia e principalmente educação. Assim, o campo educacional é perpassado por essas organizações que levam em seus fundamentos os princípios mercadológicos da Nova Gestão Pública (NGP), que traz como valores a eficiência, eficácia, competição, individualismo, flexibilização, gestão por resultados e obtenção de metas, os quais vão remodelar e reformular os conceitos educacionais conquistados democraticamente. A presente pesquisa se caracteriza como análise documental. Fundamentando as análises em autores como Peroni (2010, 2015, 2017 2020); Adrião (2010); Caetano (2020); Costa (2010); Cóssio (2018); Verger (2015); Dourado (2019); Oliveira (2018, 2021); Montaño (2002, 2018); Freitas (2018); Frigotto (1993); Além de utilizar da lei nº 13.019/2014 e 13.204/2015. Nesse viés, os autores e documentos utilizados tratam acerca dessas parcerias no âmbito educacional, as quais mudam as concepções basilares da Educação Pública e que por consequência, acarretam práticas que atentam contra os princípios democráticos da educação brasileira, tal qual a sua normatização por essas leis, modificam as políticas educacionais, a gestão, a formação de professores, os processos pedagógicos, a formação dos alunos e os conteúdos estudados. Ademais, utilizou-se de fontes como o site da secretaria de educação do Piauí e os documentos curriculares das instituições educacionais que são regidos pelos PPPs no município de Parnaíba, os quais são formulados pelas organizações privadas que desconfiguram o currículo educacional e se voltam para uma educação de resultados, os quais premiam os “bem-sucedidos” e penaliza “os fracassados”. |
Resumen : | N/A |
Palabras clave : | Parceria público-privada; Educação pública; Aprendizagem de qualidade; Nova gestão pública. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFDPar |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento 1 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/781 |
Fecha de publicación : | 11-jul-2025 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura Plena em Pedagogia |
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