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http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/742
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Efeitos da terapia cognitiva baseada em mindfulness nas funções executivas de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico |
Autor(es): | Carvalho, Katrine Silva De Carvalho |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Paloma Cavalcante Bezerra de |
Resumo: | Este estudo visa avaliar o efeito da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness sobre as Funções Executivas (FE) de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. A presente pesquisa é constituída de dois estudos. ESTUDO I. Eficácia de Intervenções baseadas em Mindfulness sobre as Funções Executivas de Crianças e Adolescentes: Uma Revisão Sistemática. Teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a eficácia da intervenção em Mindfulness nas FE de crianças e adolescentes. Esta revisão seguiu as diretrizes PRISMA e partiu da seguinte pergunta de pesquisa “Programas de intervenção em Mindfulness tem se mostrado eficazes para o aprimoramento das FE de crianças e adolescentes típicos?”. Foram incluídos nessa pesquisa os estudos que obedeceram aos seguintes critérios de elegibilidade: (1) estudos empíricos; (2) estudos com crianças e adolescentes com desenvolvimento típico; (3) que investigassem FE; (4) utilizassem o Mindfulness como intervenção; (5) artigos publicados na integra de 2017 até 2022. As buscas foram realizadas nas bases de dados: Web of Science, PsycNet, Scopus, CINAHL e Medline, utilizando os seguintes descritores: Mindfulness; Executive functions; Interventions; Adolescent; children e Randomized controlled trials. Os artigos encontrados foram avaliados por dois pesquisadores, de forma cega. Após a leitura dos textos, os pesquisadores selecionaram os artigos que cumpriram os critérios de inclusão e realizaram a extração de dados a partir de categorias pré-estabelecidas como importante para análise desses estudos. ESTUDO II. Efeitos da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness nas Funções Executivas de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. Trata-se de um estudo quantitativo, ensaio clínico, aleatório, duplo cego, placebo-controlado, de medidas repetidas, no qual os participantes responderam a todos os instrumentos antes, após, e uma semana depois das intervenções. A amostra foi não probabilística, com efeito bola de neve. Contou com a participação de 10 crianças com desenvolvimento típico. Os critérios de Inclusão foram: (1) ter idade entre 9 e 12 anos; (2) Ser autorizado pelo responsável para participar do estudo. Os critérios de exclusão foram: (1) ser diagnosticado com algum transtorno psicológico; (2) Ser acompanhado por um Terapeuta Cognitivo-Comportamental; (3) praticar quaisquer tipos de meditação; (4) estar tomando algum tipo de medicação. Foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) Entrevista de Triagem para verificar critérios de inclusão e exclusão; (2) questionário sociodemográfico; (3) Teste de classificação de cartas Wisconsin –WCST. Após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, foi realizada divulgação e convite para participação na pesquisa. Com os interessados foi realizada triagem. As crianças que cumpriram os critérios de inclusão assinaram o termo de assentimento livre e esclarecido e os pais o termo de consentimento livre e esclarecido, estes ainda responderam ao questionário sociodemográfico. Logo após a triagem, as crianças foram distribuídas aleatoriamente, entre os grupos controle (GC) e de experimental (GE), após formados os grupos, foi realizada, antes da intervenção, a aplicação do teste que avalia FE. Em seguida, foi dado início às intervenções. Com o GE foram realizados treinamentos em Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness adaptado para crianças e adolescentes, e com o GC realizada leitura de histórias sobre as emoções básicas. As intervenções foram aplicadas pela própria pesquisadora e tiveram duração de 4 semanas, acontecendo 2 vezes na semana com duração de 40 a 60 minutos, para os dois grupos. O pesquisador responsável pela análise dos dados é cego quanto à condição que o participante foi alocado. Foram realizadas análises de normalidade, e a partir desses resultados foi escolhida a ANOVA para comparação dos resultados alcançados pelos grupos, antes e após as intervenções. Embora os resultados deste estudo não tenham apresentado diferenças estatísticas significativas, observou-se que a intervenção Baseada em Mindfulness discretamente pode apresentar efeitos mais amplos nas FE que no GC. |
Abstract: | N/A |
Palavras-chave: | Funções executivas; Terapia cognitivo- comportamental; Mindfulness. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/742 |
Data do documento: | 29-Jan-2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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