Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/769
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As histórias em quadrinhos (Hqs) em práticas de letramento para a construção da linguagem escrita
Autor(es): Silva, Giovanna Gomes
Primeiro Orientador: Souza, Luciana Matias Cavalcante e
Resumo: Esse artigo constitui como relato de experiências e percepções vividas dentro do projeto “Letramento com quadrinho” realizado em uma turma de 1° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Parnaíba – PI que se justifica pela necessidade de compreender o potencial que as histórias em quadrinhos têm dentro da alfabetização como recurso pedagógico. O objetivo geral consiste em: analisar as contribuições das histórias em quadrinhos para o processo de alfabetização e letramento, refletindo sobre sua natureza e proximidade com a cultura da infância. Como objetivos específicos destacamos: (i) identificar como os quadrinhos são percebidos pelos estudantes do ciclo alfabetizador em seu processo de aprendizagem; (ii) refletir acerca do potencial lúdico das histórias em quadrinhos e seu papel no processo de aquisição da leitura e escrita, enquanto prática de letramento; (iii) analisar como os componentes gráficos e textuais dos quadrinhos estimulam a curiosidade de ler em crianças no processo de alfabetização; (iv) reconhecer a importância das práticas de letramento para o processo de aquisição da leitura e escrita. Os resultados apontaram que as HQ’s possibilitam experiências estéticas, integram as práticas sociais de letramento e, portanto, constituem importante recurso didático-pedagógico para o processo de alfabetização, estimulando e fortalecendo o gosto pela leitura.
Abstract: This article is a report on the experiences and perceptions lived within the “Literacy with comics” project carried out in a 1st year primary school class in a public school in the municipality of Parnaíba - PI, which is justified by the need to understand the potential that comics have within literacy as a pedagogical resource. The general objective is to analyze the contributions of comics to the literacy process, reflecting on their nature and proximity to childhood culture. The specific objectives are: (i) to identify how comics are perceived by students in the literacy cycle in their learning process; (ii) to reflect on the playful potential of comics and their role in the process of acquiring reading and writing, as a literacy practice; (iii) to analyze how the graphic and textual components of comics stimulate curiosity to read in children in the literacy process; (iv) to recognize the importance of literacy practices for the process of acquiring reading and writing. The results showed that comics enable aesthetic experiences, integrate social literacy practices and, therefore, constitute an important didactic pedagogical resource for the literacy process, stimulating and strengthening a taste for reading.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos;
Letramento;
Alfabetização.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/769
Data do documento: 14-Jul-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Giovanna Gomes FINAL.pdf694,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.