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http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/770
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A terminologia do turismo: análise das definições e dos exemplos de uso no dicionário señas |
Autor(es): | Silva, Maria Eduarda Gomes Da |
Primeiro Orientador: | Moreira, Glauber Lima |
Resumo: | O léxico pode ser definido como um conjunto estrutural de palavras, podendo ser objetivo de estudo e, inclusive, utilizado como ferramenta para o desenvolvimento do aprendizado de uma língua. Nesse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o léxico do turismo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), com foco nas subáreas de agências de turismo, de eventos e de gastronomia. A fundamentação teórica da pesquisa se baseia em autores como Biderman (1996); Pontes (2009); Borba (2019); Moreira (2018); Porto Dapena (2014); Garriga Escribano (2001); Rey Debove (2005); Praxedes Filho (2018) e Rodríguez (2016), cujas contribuições foram essenciais para a análise lexicográfica e pedagógica do corpus. A pesquisa tem como corpus o dicionário Señas (2013), o qual é considerado a primeira obra lexicográfica semibilíngue voltada especificamente para aprendizes brasileiros de língua espanhola. Desse modo, partir da seleção de nove verbetes, sendo três da subárea de agências, três da subárea de eventos e três de gastronomia, analisamos as definições e os exemplos de uso fornecidos pelo dicionário, considerando a importância dessas informações para a compreensão e aquisição do vocabulário especializado. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, a qual está fundamentada em revisão bibliográfica e na análise lexicográfica dos verbetes selecionados. Como resultados, podemos perceber que o dicionário Señas é uma ferramenta que possui potencial pedagógico relevante para o ensino do léxico turístico no contexto brasileiro, sobretudo por incorporar aspectos linguísticos e extralinguísticos úteis ao consulente em formação, embora ainda haja pontos a serem aprimorados quanto à totalidade e à clareza das informações fornecidas. |
Abstract: | The lexicon can be defined as a structural set of words, which can be the object of study and even used as a tool for language learning. In this regard, the present work aims to analyze the tourism-related lexicon in the teaching of Spanish as a Foreign Language (ELE), focusing on the subfields of travel agencies, events and gastronomy. The theoretical framework of the research is based on authors such as Biderman (1996), Pontes (2009), Borba (2019), Moreira (2018), Porto Dapena (2014), Garriga Escribano (2001), Rey-Debove (2005), Praxedes Filho (2018), and Rodríguez (2016), whose contributions were essential for the lexicographic and pedagogical analysis of the corpus.The research uses the Señas dictionary (2013) as its corpus, which is considered the first semi-bilingual lexicographic work specifically designed for Brazilian learners of Spanish. Thus, based on the selection of nine entries; three from the travel agencies subfield, three from the events subfield, and three from gastronomy; we analyze the definitions and usage examples provided by the dictionary, considering the importance of this information for the understanding and acquisition of specialized vocabulary. This is a qualitative and descriptive study, grounded in bibliographic review and lexicographic analysis of the selected entries. The results indicate that the Señas dictionary is a valuable pedagogical tool for teaching tourism-related vocabulary in the Brazilian context, especially due to its incorporation of both linguistic and extralinguistic aspects that are useful for learners. However, there are still areas that could be improved regarding the completeness and clarity of the information provided. |
Palavras-chave: | Léxico. Dicionário señas. Espanhol como língua estrangeira. Turismo. Verbetes. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Delta do Parnaíba |
Sigla da Instituição: | UFDPar |
Instituto: | Departamento 1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/770 |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | Bacharelado em Turismo |
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