Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/780
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: The future of education and skills 2030: a conformação da pedagogia das competências
Autor(es): Nascimento, Estefane Moura do
Primeiro Orientador: Silva, Élido Santiago da
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o projeto “The Future of Education and Skills 2030”, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no contexto da disseminação da Pedagogia das Competências. A fundamentação teórica do estudo se baseia nos princípios da Pedagogia das Competências, especialmente em sua ênfase na formação de sujeitos autônomos, adaptáveis e responsáveis por sua própria trajetória de aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, e análise de dados orientada pela técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os principais resultados indicam que o projeto da OCDE está alinhado com a lógica da Pedagogia das Competências, ao enfatizar a responsabilização individual dos estudantes pelo seu desenvolvimento e por individualizar problemáticas que são de natureza coletiva. Por fim, como indicação para estudos futuros, sugere-se uma investigação aprofundada sobre a Bússola de Aprendizagem 2030, proposta central do projeto da OCDE, visando compreender suas implicações práticas nos sistemas educacionais.
Abstract: N/A
Palavras-chave: Pedagogia das competências;
OCDE;
Educação 2030.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/780
Data do documento: 11-Jul-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -EstefaneUFDPar.pdf841,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.