Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/104
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Práticas Pedagógicas de uma professora do ensino fundamental: Alfabetização e letramento
metadata.dc.creator: Araujo, Milena Dutra
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Maria Perpétua do Socorro Beserra
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo conhecer as práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e o letramento utilizadas por uma professora do 2º Ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Parnaíba, PI e é resultante do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. O problema de pesquisa é: quais práticas pedagógicas, voltadas à alfabetização e o letramento, são mais utilizadas por uma professora do 2º ano? Utilizamos neste estudo a abordagem qualitativa segundo Lüdke e André (1986) e como procedimentos metodológicos de coleta de dados, a observação participante da rotina da sala do 2º ano e entrevista semiestruturada com a professora da referida sala. Fundamentamos nosso trabalho nos estudos de Freire (1997), Soares (2009), dentre outros. De acordo com a análise dos dados, os resultados obtidos no estudo de caso, apontam que as práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e o letramento mais utilizadas por esta professora são as voltadas ao incentivo à leitura diária de diferentes gêneros textuais e os jogos de formação de palavras
Abstract: This work aims to understand the pedagogical practices focused on the teaching and the literacy skills used by a teacher of the 2nd grade of Elementary School in the municipal public network of Parnaíba, PI. This research is the result of the undergraduate thesis of the Pedagogy course at the Federal University of Delta do Parnaíba, and its research problem is: which pedagogical practices, focused on teaching and literacy skills, are most likely to be used by a 2nd grade teacher? In this work, we used the qualitative approach according to Lüdke and André (1986) and as methodological procedures for data collection, participant observation of the routine of the 2nd grade class and semi-structured interview with the teacher of the class. We base our work on the studies of Freire (1997), Soares (2009), among others. According to the data analysis, the results obtained in the case study indicate that the pedagogical practices focused on the teaching and the literacy skills most used by this teacher are those that encourage the daily reading of different text genres and the games of training words
Keywords: Práticas Pedagógicas
Alfabetização
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/104
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA DO ENSINO.pdf515,99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons