Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/105
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Negreiros, Fauston-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorSilva, Adelaide Marques da; Souza, Airton dos Santos-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T11:58:59Z-
dc.date.available2023-05-16T11:58:59Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/105-
dc.description.abstractThe present work aims to identify the conceptions and practices of early childhood teachers about early schooling. Currently, it is increasingly common for children to enter school institutions in their early years; in fact, individuals are starting their school life earlier and earlier, where it is necessary to raise questions about such practices. The methodology used was qualitative research, of the descriptive type, in which 25 (twenty-five) teachers participated, 24 (twenty-four) female and 1 (one) male, with ages ranging from 21 (twenty-four) one) at 56 (fifty-six) years, all working in Early Childhood Education in public and private schools. Two instruments were used for data collection: semi-structured questionnaire with sociodemographic items that characterized the participants and a script of questions focused on the research theme. The results of this study pointed to four axes of analysis: 1) Concepts of early schooling in Early Childhood Education; 2) Positions on early schooling; 3) Effective practices in early schooling and 4) Ineffective practices in early schooling. It is concluded that Early Childhood Education has its importance as an integral part of Basic Education, however, as literacy is considered a determining factor in the development of the child, it ends up ignoring the early childhood stages.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar concepções e práticas de professores da Educação Infantil acerca da escolarização precoce. Atualmente é cada vez mais comum o ingresso de crianças ainda nos seus primeiros anos de vida em instituições escolares; na realidade, os indivíduos estão iniciando cada vez mais cedo sua vida escolar, onde se faz necessário levantar questionamentos sobre tais práticas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, onde participaram 25 (vinte e cinco) professores, sendo 24 (vinte e quatro) do sexo feminino e 1 (um) do sexo masculino, com idades que variam de 21 (vinte e um) a 56 (cinquenta e seis) anos, todos atuantes na Educação Infantil em escolas da rede pública e privada. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: questionário semiestruturado com itens sociodemográficas que caracterizavam os participantes e um roteiro de perguntas voltados para o tema da pesquisa. Os resultados deste estudo apontaram para quatro eixos de análises: 1) Conceitos de escolarização precoce na Educação Infantil; 2) Posicionamentos sobre a escolarização precoce; 3) Práticas efetivas na escolarização precoce e 4) Práticas não efetivas na escolarização precoce. Conclui-se que a Educação Infantil tem sua importância enquanto parte integrante da Educação Básica, porém ao se pontuar a alfabetização como fator determinante de desenvolvimento da criança acaba por ignorar as fases da primeira infânciapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-10T13:27:30Z No. of bitstreams: 2 ESCOLARIZAÇÃO PRECOCE UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf: 425093 bytes, checksum: cba55890f17de343cc16da4c6c3a4df9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T11:58:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ESCOLARIZAÇÃO PRECOCE UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf: 425093 bytes, checksum: cba55890f17de343cc16da4c6c3a4df9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T11:58:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ESCOLARIZAÇÃO PRECOCE UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf: 425093 bytes, checksum: cba55890f17de343cc16da4c6c3a4df9 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolarização precocept_BR
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectConcepções e práticas-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEscolarização precoce: Um estudo com professores da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ESCOLARIZAÇÃO PRECOCE UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf415,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons