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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Escolarização precoce: Um estudo com professores da educação infantil
metadata.dc.creator: Silva, Adelaide Marques da; Souza, Airton dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Negreiros, Fauston
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar concepções e práticas de professores da Educação Infantil acerca da escolarização precoce. Atualmente é cada vez mais comum o ingresso de crianças ainda nos seus primeiros anos de vida em instituições escolares; na realidade, os indivíduos estão iniciando cada vez mais cedo sua vida escolar, onde se faz necessário levantar questionamentos sobre tais práticas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, onde participaram 25 (vinte e cinco) professores, sendo 24 (vinte e quatro) do sexo feminino e 1 (um) do sexo masculino, com idades que variam de 21 (vinte e um) a 56 (cinquenta e seis) anos, todos atuantes na Educação Infantil em escolas da rede pública e privada. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: questionário semiestruturado com itens sociodemográficas que caracterizavam os participantes e um roteiro de perguntas voltados para o tema da pesquisa. Os resultados deste estudo apontaram para quatro eixos de análises: 1) Conceitos de escolarização precoce na Educação Infantil; 2) Posicionamentos sobre a escolarização precoce; 3) Práticas efetivas na escolarização precoce e 4) Práticas não efetivas na escolarização precoce. Conclui-se que a Educação Infantil tem sua importância enquanto parte integrante da Educação Básica, porém ao se pontuar a alfabetização como fator determinante de desenvolvimento da criança acaba por ignorar as fases da primeira infância
Resumen : The present work aims to identify the conceptions and practices of early childhood teachers about early schooling. Currently, it is increasingly common for children to enter school institutions in their early years; in fact, individuals are starting their school life earlier and earlier, where it is necessary to raise questions about such practices. The methodology used was qualitative research, of the descriptive type, in which 25 (twenty-five) teachers participated, 24 (twenty-four) female and 1 (one) male, with ages ranging from 21 (twenty-four) one) at 56 (fifty-six) years, all working in Early Childhood Education in public and private schools. Two instruments were used for data collection: semi-structured questionnaire with sociodemographic items that characterized the participants and a script of questions focused on the research theme. The results of this study pointed to four axes of analysis: 1) Concepts of early schooling in Early Childhood Education; 2) Positions on early schooling; 3) Effective practices in early schooling and 4) Ineffective practices in early schooling. It is concluded that Early Childhood Education has its importance as an integral part of Basic Education, however, as literacy is considered a determining factor in the development of the child, it ends up ignoring the early childhood stages.
Palabras clave : Escolarização precoce
Educação Infantil
Concepções e práticas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/105
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

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