Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NC-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorFreitas, Tainara Raquel de Souza; Lopes, Vitória Wynne Véras-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T12:03:13Z-
dc.date.available2023-05-16T12:03:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/125-
dc.description.abstractPlaying is a natural human activity since the early years of life, and through practice the child develops skills and abilities that can be reflected from early childhood to adulthood. Thus, this work presents as its main objective the analysis of the documentary Drops of Joy, considering playing beyond the childhood as an integral development mechanism. And as specific objectives, to present relevant aspects of playing that contribute positively to child development; to understand the importance of playing in childhood, aiming the preschool education and promoting its development; to reflect how playful points influence the individual's social process beyond childhood as well, based on the documentary Drops of Joy. As a theoretical contribution, we have a several researchers background, including Vygotsky (1998,1987), Piaget (1975,1998,1971), Froebel (1987) and Kishimoto (1994). Our work was developed through a qualitative and descriptive bibliographic research, from a documentary,resulting in the contributions of playing in childhood and its projection for the formation of a capable adult to deal with the adversities of life, emphasizing the importance of rescuing the playful activities for adult life, awakening our inner child who is asleep and rising a happier and less anxious life.pt_BR
dc.description.resumoO brincar é uma atividade natural do ser humano desde os seus primeiros anos de vida, e através da prática a criança desenvolve várias habilidades e competências que poderão ser repercutidas desde a primeira infância até a fase adulta. Assim o presente trabalho, apresenta como objetivo geral analisar o documentário Tarja Branca, considerando o brincar além da infância como mecanismo do desenvolvimento integral. E como objetivos específicos apresentar aspectos pertinentes do brincar que contribuem de forma positiva ao desenvolvimento infantil; compreender a importância do brincar na infância, voltando-se à educação infantil favorecendo o seu desenvolvimento, além de refletir como as questões lúdicas influenciam no processo social do indivíduo para além da infância, embasando-se no documentário Tarja Branca. Como aporte teórico nos embasamos em vários pensadores, onde destacam-se, Vygotsky (1998,1987), Piaget (1975,1998,1971), Froebel (1987) e Kishimoto (1994). Nosso trabalho desenvolveu - se por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e descritivo, a partir do referido documentário, tendo como resultado as contribuições do brincar na infância e a projeção do mesmo para a formação de um adulto capaz de lidar com as adversidades da vida, ressaltando a importância de resgatar o lúdico para a vida adulta, despertando a nossa criança interior, que está adormecida e suscitando à uma vida menos ansiosa e mais feliz.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-15T14:44:23Z No. of bitstreams: 2 O BRINCAR ALÉM DA INFÂNCIA UMA ANÁLISE DESCRITIVA REFLEXIVA.pdf: 261898 bytes, checksum: 18e896c2173efa13c1da8712596d3dfc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T12:03:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O BRINCAR ALÉM DA INFÂNCIA UMA ANÁLISE DESCRITIVA REFLEXIVA.pdf: 261898 bytes, checksum: 18e896c2173efa13c1da8712596d3dfc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-16T12:03:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O BRINCAR ALÉM DA INFÂNCIA UMA ANÁLISE DESCRITIVA REFLEXIVA.pdf: 261898 bytes, checksum: 18e896c2173efa13c1da8712596d3dfc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectLúdico-
dc.subjectDesenvolvimento integral-
dc.subjectInfância-
dc.subjectMemórias-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO brincar além da infância: uma análise descritiva reflexiva acerca do documentário tarja brancapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O BRINCAR ALÉM DA INFÂNCIA UMA ANÁLISE DESCRITIVA REFLEXIVA.pdf255,76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons