Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/125
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O brincar além da infância: uma análise descritiva reflexiva acerca do documentário tarja branca
metadata.dc.creator: Freitas, Tainara Raquel de Souza; Lopes, Vitória Wynne Véras
metadata.dc.contributor.advisor1: NC
metadata.dc.description.resumo: O brincar é uma atividade natural do ser humano desde os seus primeiros anos de vida, e através da prática a criança desenvolve várias habilidades e competências que poderão ser repercutidas desde a primeira infância até a fase adulta. Assim o presente trabalho, apresenta como objetivo geral analisar o documentário Tarja Branca, considerando o brincar além da infância como mecanismo do desenvolvimento integral. E como objetivos específicos apresentar aspectos pertinentes do brincar que contribuem de forma positiva ao desenvolvimento infantil; compreender a importância do brincar na infância, voltando-se à educação infantil favorecendo o seu desenvolvimento, além de refletir como as questões lúdicas influenciam no processo social do indivíduo para além da infância, embasando-se no documentário Tarja Branca. Como aporte teórico nos embasamos em vários pensadores, onde destacam-se, Vygotsky (1998,1987), Piaget (1975,1998,1971), Froebel (1987) e Kishimoto (1994). Nosso trabalho desenvolveu - se por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e descritivo, a partir do referido documentário, tendo como resultado as contribuições do brincar na infância e a projeção do mesmo para a formação de um adulto capaz de lidar com as adversidades da vida, ressaltando a importância de resgatar o lúdico para a vida adulta, despertando a nossa criança interior, que está adormecida e suscitando à uma vida menos ansiosa e mais feliz.
Resumen : Playing is a natural human activity since the early years of life, and through practice the child develops skills and abilities that can be reflected from early childhood to adulthood. Thus, this work presents as its main objective the analysis of the documentary Drops of Joy, considering playing beyond the childhood as an integral development mechanism. And as specific objectives, to present relevant aspects of playing that contribute positively to child development; to understand the importance of playing in childhood, aiming the preschool education and promoting its development; to reflect how playful points influence the individual's social process beyond childhood as well, based on the documentary Drops of Joy. As a theoretical contribution, we have a several researchers background, including Vygotsky (1998,1987), Piaget (1975,1998,1971), Froebel (1987) and Kishimoto (1994). Our work was developed through a qualitative and descriptive bibliographic research, from a documentary,resulting in the contributions of playing in childhood and its projection for the formation of a capable adult to deal with the adversities of life, emphasizing the importance of rescuing the playful activities for adult life, awakening our inner child who is asleep and rising a happier and less anxious life.
Palabras clave : Brincar
Lúdico
Desenvolvimento integral
Infância
Memórias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/125
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
O BRINCAR ALÉM DA INFÂNCIA UMA ANÁLISE DESCRITIVA REFLEXIVA.pdf255,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons