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dc.contributor.advisor1Vieira, Vinicius Boneli-
dc.contributor.advisor1LattesNCpt_BR
dc.creatorCosta, Fabíola Fontenele Araujo-
dc.creator.LattesNCpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-16T12:43:57Z-
dc.date.available2023-05-16T12:43:57Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/129-
dc.description.abstractThe study searches diagnosticate the comunicational and administratives strategies of Rota das Emoções to minimize the effects come from the environment disaster of oil spill in the coastal zone of Northeast brazilian region. The theoretical framework presents sessions about environment disasters and it ́s effects on tourist destinations, crisis classification and management and crisis communication. It ́s a case study, from a documental and netnographic research with qualitative approach. The data collect happens through images, vídeos and News shared in social mídias like Instagram and oficial websites of Tourism secretary and the Ceará, Piauí and Maranhão ́s states governments to understand the commmunication done by public managers before a big impact environment disaster. The study identified through communication that not all the public agencies analyzed resorted to the official communication channels to informe the public about the strategies introduced int the crisis outline. The public agencies that used the official communication channels issued few informations related to such disaster. Finally, it was identified that wasn ́t joint actions between the three states referentes to counties contamination that composse the tourist zone of Rota das Emoções.pt_BR
dc.description.resumoO estudo buscou diagnosticar as estratégias comunicacionais e administrativas da Rota das Emoções para minimizar os efeitos advindos do desastre ambiental do derramamento de óleo ocorrido na zona costeira da região Nordeste brasileira. O referencial teórico apresenta seções sobre desastres ambientais e seus efeitos nos destinos turísticos, classificações de crises e gerenciamento e comunicação de crise. Trata-se de um estudo de caso, a partir de uma pesquisa documental e netnográfica com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através de imagens, vídeos e notícias compartilhadas em mídias sociais como Instagram e websites oficiais de secretarias de turismo e dos governos estaduais do Estado do Ceará, Piauí e Maranhão para compreender a comunicação realizada pelos gestores públicos diante um desastre ambiental de grande impacto. O estudo identificou por meio da comunicação que nem todos os órgãos públicos analisados recorreram aos canais oficiais de comunicação para informar ao público sobre as estratégias introduzidas no delinear da crise. Os órgãos públicos que utilizaram os canais oficiais de comunicação emitiram poucas informações relacionadas a tal desastre. Por fim, foi identificado que não houve ações conjuntas entre os três Estados referente à contaminação de municípios que integram a zona turística da Rota das Emoções.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2023-05-16T12:43:12Z No. of bitstreams: 2 GESTÃO DE CRISE NO TURISMO.pdf: 1062080 bytes, checksum: 1f3a58fcf8807931cc0488e784f9eaa0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDerramamento de óleopt_BR
dc.subjectGerenciamento de crise-
dc.subjectComunicação pública-
dc.subjectRota das Emoções-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleGestão de crise no turismo: uma análise comunicacional dos estados da rota das emoções na crise do derramamento de óleo no nordeste brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Turismo

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