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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Gestão de crise no turismo: uma análise comunicacional dos estados da rota das emoções na crise do derramamento de óleo no nordeste brasileiro
metadata.dc.creator: Costa, Fabíola Fontenele Araujo
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Vinicius Boneli
metadata.dc.description.resumo: O estudo buscou diagnosticar as estratégias comunicacionais e administrativas da Rota das Emoções para minimizar os efeitos advindos do desastre ambiental do derramamento de óleo ocorrido na zona costeira da região Nordeste brasileira. O referencial teórico apresenta seções sobre desastres ambientais e seus efeitos nos destinos turísticos, classificações de crises e gerenciamento e comunicação de crise. Trata-se de um estudo de caso, a partir de uma pesquisa documental e netnográfica com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através de imagens, vídeos e notícias compartilhadas em mídias sociais como Instagram e websites oficiais de secretarias de turismo e dos governos estaduais do Estado do Ceará, Piauí e Maranhão para compreender a comunicação realizada pelos gestores públicos diante um desastre ambiental de grande impacto. O estudo identificou por meio da comunicação que nem todos os órgãos públicos analisados recorreram aos canais oficiais de comunicação para informar ao público sobre as estratégias introduzidas no delinear da crise. Os órgãos públicos que utilizaram os canais oficiais de comunicação emitiram poucas informações relacionadas a tal desastre. Por fim, foi identificado que não houve ações conjuntas entre os três Estados referente à contaminação de municípios que integram a zona turística da Rota das Emoções.
Resumen : The study searches diagnosticate the comunicational and administratives strategies of Rota das Emoções to minimize the effects come from the environment disaster of oil spill in the coastal zone of Northeast brazilian region. The theoretical framework presents sessions about environment disasters and it ́s effects on tourist destinations, crisis classification and management and crisis communication. It ́s a case study, from a documental and netnographic research with qualitative approach. The data collect happens through images, vídeos and News shared in social mídias like Instagram and oficial websites of Tourism secretary and the Ceará, Piauí and Maranhão ́s states governments to understand the commmunication done by public managers before a big impact environment disaster. The study identified through communication that not all the public agencies analyzed resorted to the official communication channels to informe the public about the strategies introduced int the crisis outline. The public agencies that used the official communication channels issued few informations related to such disaster. Finally, it was identified that wasn ́t joint actions between the three states referentes to counties contamination that composse the tourist zone of Rota das Emoções.
Palabras clave : Derramamento de óleo
Gerenciamento de crise
Comunicação pública
Rota das Emoções
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/129
Fecha de publicación : 24-nov-2021
Aparece en las colecciones: Bacharelado em Turismo

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