Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/130
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Bullying no cenário escolar: um estudo de caso sobre o histórico e os danos consequenciais causados por este fenômeno na vida de alunos da universidade federal do delta do parnaíba - ufdpar
metadata.dc.creator: Nascimento, Aline Maria Pereira do
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinto, Edmara de Castro
metadata.dc.description.resumo: A escola tem papel importante na vida de todos, pois é fundamental no desenvolvimento intelectual, pessoal e social. Contudo, às vezes costuma proporcionar experiências traumáticas e problemas a longo prazo e o bullying é um dos responsáveis. O presente artigo tem por objetivo analisar através de um estudo de caso, os impactos do bullying na trajetória escolar de quinze discentes dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Medicina, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPAR, localizada no município de Parnaíba - PI. O desenvolvimento da pesquisa e a realização deste artigo direcionou-se para o estudo e a análise dos impactos do bullying na trajetória escolar desses jovens, através da aplicação de um questionário misto, a fim de caracterizar o fenômeno e suas consequências, além de refletir sobre as sequelas causadas na vida escolar e pessoal dos sujeitos investigados. Através do presente estudo, foi possível refletir sobre os impactos que esse fenômeno pode causar e compreender como ele acontece dentro do ambiente escolar, tornando assim possível, caracterizá-lo e entender seus tipos e diferenças. Salientando o papel da escola para além da educação formal, ao passo que contribuímos para o triunfo do comportamento ético e acolhedor dentro da escola.
Abstract: This article aims to analyze, through a case study, the impacts of bullying on the school trajectory of fifteen students from the Psychology, Pedagogy, Medicine, Administration, Mathematics, Biological Sciences, Accounting Sciences and Economic Sciences courses at the Federal University of Delta do Parnaíba - UFDPAR, located in the municipality of Parnaíba - PI. The development of the research and the realization of this article was directed towards the study and analysis of the impacts of bullying on the school trajectory of these young people, through the application of a mixed questionnaire, in order to characterize the phenomenon and its consequences, in addition to reflecting on the consequences caused in the school and personal life of the investigated subjects. Through the present study, it was possible to reflect on the impacts that this phenomenon can cause and understand how it happens within the school environment, thus making it possible to characterize it and understand its types and differences. emphasizing the role of the school beyond formal education, while contributing to the triumph of ethical and welcoming behavior within the school.
Keywords: Bullying
Consequências
Escola
Ensino Superio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/130
Issue Date: 2022
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BULLYING NO CENÁRIO ESCOLAR UM ESTUDO DE CASO SOBRE O.pdf463,28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons