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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A qualidade no atendimento turístico: Estudo de caso dos restaurantes dos permissionários da orla de Atalaia em Luís Correia - PI, sob as perspectivas dos gestores e funcionários
Autor(es): Silva, Samara Regina Alexandre e
Primeiro Orientador: Vieira, Vinicius Boneli
Resumo: O objetivo central do estudo é avaliar a qualidade do serviço nos restaurantes da orla da Praia de Atalaia em Luís Correia, sob as perspectivas dos gestores e funcionários. Diante a um mercado turístico dinâmico, competitivo e globalizado, vê-se a necessidade de as organizações utilizarem estratégias que viabilizem uma gestão adequada à manutenção de suas atividades econômicas com a qualidade exigida. Desta forma, a pesquisa é considerada descritiva e exploratória, com abordagem multimétodos, realizada no período de novembro de 2020 a agosto de 2021. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a observação sistemática, seguida da aplicação de questionários com uma amostra não probabilística intencional e por bola de neve. O estudo fundamenta-se a partir dos modelos da Qualidade da Experiência, SERVQUAL e DINESERV, descreve os perfis e estratégias utilizadas por gestores e funcionários, bem como identifica as condições de trabalho e sua influência na qualidade dos serviços oferecidos. Os resultados indicam que os restaurantes apresentam um quantitativo significativo de funcionários temporários, e que apesar dos trabalhadores se identificarem com o ambiente de trabalho, apresentam baixa qualificação para as funções que atuam. Outros fatores são identificados, como os problemas de saúde que interferem diretamente na qualidade do atendimento dos restaurantes. Verificou-se também a insatisfação com as condições estruturais da orla e a falta de integração entre os permissionários e os gestores públicos.
Abstract: The main objective of the study is to assess the quality of service in the restaurants on the edge of Atalaia beach in Luís Correia-PI, from the perspectives of managers and employees. Faced with a dynamic, competitive and globalized tourist market, there is a need for organizations to use strategies that enable adequate management to maintain their economic activities with the required quality. Thus, the research is considered descriptive and exploratory, with a multi-method approach, carried out from November 2020 to August 2021. Systematic observation was used as a data collection technique, followed by the application of questionnaires with an intentional non-probabilistic sample and by snowball. The study is based on the Quality of Experience models, SERVQUAL and DINESERV, describes the profiles and strategies used by managers and employees, as well as identifies working conditions and their influence on the quality of services offered. The results indicate that the restaurants have a significant amount of temporary employees, and that despite the workers identifying themselves with the work environment, they have low qualifications for the functions they perform. Other factors are identified, such as health problems that directly affect the quality of service in restaurants. There was also dissatisfaction with the structural conditions of the edge and the lack of integration between permit holders and public managers.
Palavras-chave: Qualidade do serviço turístico
Serviços de alimentação
Luís Correia
Praia de Atalaia
Piauí
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
Sigla da Instituição: UFDPar
Instituto: Departamento 1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/142
Data do documento: 22-Nov-2021
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