Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/626
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cleidivan Alves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289985317327389pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Menezes, Dalva de Araujo-
dc.contributor.advisor-co1LattesN/Apt_BR
dc.creatorRocha, Alex Sales de Almeida da-
dc.creator.LattesN/Apt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T19:58:16Z-
dc.date.available2024-11-07-
dc.date.available2024-11-11T19:58:16Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/626-
dc.description.abstractTeaching strategies in teaching practice help to provide better student performance, in addition to reducing difficulties presented in the classroom. Given this, the research aims to highlight the pedagogical practice of teachers who work in the initial years, carrying out a study on the strategies used by teachers around student learning in a public school in the city of Parnaíba – PI . As a research problem, it was formulated: What strategies are used by teachers around student learning in a public school in the city of Parnaíba – PI? This research was theoretically based on the following authors: Freire (1974); Kishimoto (1994); Libâneo (2004) among others who provided theoretical and methodological support for organizing this work. The methodology used has a qualitative approach, with an open questionnaire carried out with teachers from the initial years of elementary school, allowing the identification of the main pedagogical strategies used and their respective effectiveness. The study also sought to correlate these practices with students' academic performance according to the experience of these teachers, evaluating how different approaches can influence the assimilation of content and the development of skills. Carrying out this research showed that the pedagogical practice of teachers in the early years has been essential in providing a closer relationship between students and the subjects listed in the classroom, making innovative resources capable of promoting benefits to their development, be it playing, dancing , playing or interacting with recreational activities, promoting better performance and expansion in all cognitive, motor and social aspects. Thus, they also corroborate pedagogical practice by experiencing different types of strategies in heterogeneous classrooms, since students need different types of stimuli and learn in different ways.pt_BR
dc.description.resumoAs estratégias de ensino na prática docente, ajuda a proporcionar melhor rendimento dos estudantes, além de reduzir as dificuldades apresentadas na sala de aula. Diante disso, a pesquisa tem o intuito de evidenciar a prática pedagógica dos professores que atuam nos anos iniciais, fazendo um estudo sobre as estratégias utilizadas pelos docentes em torno da aprendizagem dos alunos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Parnaíba – PI. Como problema de pesquisa, foi formulado: Quais as estratégias utilizadas pelos docentes em torno da aprendizagem dos alunos em uma escola da rede pública de ensino na cidade de Parnaíba – PI? Esta pesquisa teve como base teórica os seguintes autores: Freire (1974); Kishimoto (1994); Libâneo (2004) dentre outros que deram suporte teórico e metodológico para organização deste trabalho. A metodologia utilizada tem como abordagem qualitativa, com a realização de um questionário aberto com os professores dos anos iniciais do ensino fundamental, permitindo identificar as principais estratégias pedagógicas utilizadas e suas respectivas eficácias. O estudo também buscou correlacionar essas práticas com o desempenho acadêmico dos alunos de acordo com experiência dessas docentes, avaliando como diferentes abordagens podem influenciar a assimilação de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades. A realização desta pesquisa evidenciou que a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais tem sido essencial para proporcionar uma relação mais próxima dos estudantes com os assuntos elencados na sala de aula, tornando os recursos inovadores capazes de promover benefícios ao seu desenvolvimento, seja brincando, dançando, jogando ou interagindo com as atividades lúdicas, promovendo melhores rendimentos e ampliação em todos os aspectos cognitivos, motores e sociais. Assim, como também, corroboram com a pratica pedagógica ao experienciar diferentes tipos de estratégias em salas de aulas heterogêneas, uma vez que os discentes necessitam de diferentes tipos de estímulos e aprendem de forma diversa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-11-07T18:45:26Z No. of bitstreams: 2 PRODUÇÃO 9. ARTIGO. ALEX E DEUZANIRA. .pdf: 380797 bytes, checksum: 8647affd9506dae357c26d694493c3f2 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_TCC_RI_29_assinado ALEX E DEUSANIRA.pdf: 145446 bytes, checksum: abc20b93786223c87eb71d0a0490ebc5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufpi.edu.br) on 2024-11-11T19:58:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PRODUÇÃO 9. ARTIGO. ALEX E DEUZANIRA. .pdf: 380797 bytes, checksum: 8647affd9506dae357c26d694493c3f2 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_TCC_RI_29_assinado ALEX E DEUSANIRA.pdf: 145446 bytes, checksum: abc20b93786223c87eb71d0a0490ebc5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-11T19:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PRODUÇÃO 9. ARTIGO. ALEX E DEUZANIRA. .pdf: 380797 bytes, checksum: 8647affd9506dae357c26d694493c3f2 (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_TCC_RI_29_assinado ALEX E DEUSANIRA.pdf: 145446 bytes, checksum: abc20b93786223c87eb71d0a0490ebc5 (MD5) Previous issue date: 2024-04-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos didáticos;pt_BR
dc.subjectprática docente inovadorapt_BR
dc.subjectEnsinoaprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleRecursos Didáticos e suas contribuições para a influência da prática pedagógica inovadora do professor para o processo de ensino- aprendizagem doa alunospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Licenciatura Plena em Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PRODUÇÃO 9. ARTIGO. ALEX E DEUZANIRA. .pdf371,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.