Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/641
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Juventude rural: uma análise do ingresso e permanência no ensino superior
metadata.dc.creator: Santos, Andressa Lima dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Samuel Pires
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, desenvolvida como trabalho de conclusão de curso em Pedagogia, tem como objetivo analisar as trajetórias educacionais de jovens rurais no processo de ingresso e permanência no ensino superior, tendo como lócus a Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Organizou-se os objetivos específicos da seguinte forma: a) Explorar as trajetórias educacionais dos jovens rurais em busca do ensino superior; b) Investigar os efeitos de migração desses jovens para as zonas urbanas; c) Avaliar como as políticas públicas atendem e envolvem os jovens rurais no ensino superior. As discussões e o desenvolvimento da pesquisa se estruturaram nas perspectivas teóricas acerca da juventude rural, com as categorias definição e características dos jovens rurais, panorama da educação em áreas rurais e identidade social e cultural da juventude rural. Considerando os aspectos metodológicos, o processo de produção de dados foi baseado em dados coletados em entrevista semiestruturada com alunos atuais e egressos na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, organizada em três eixos temáticos: 1) Trajetórias educacionais e desafios de adaptação; 2) efeitos de migração para as zonas urbanas; 3) Políticas públicas e inclusão educacional. Constatou-se, a partir das significações dos jovens rurais, que eles enfrentam uma sensação de inadequação ao ingressarem no ensino superior. Essa experiência de “não pertencimento” foi compartilhada entre os estudantes. No entanto, mesmo com os desafios, entre os quais o mais citado foi o efeito da migração, a busca pelo ensino superior reflete o valor que esses jovens atribuem a educação. Mesmo com obstáculos e pontuando que as políticas públicas não são totalmente eficazes, pois não abrange a todos, os estudantes mostram uma satisfação em ingressar no ensino superior.
Abstract: This research, developed as a final project for a Pedagogy course, aims to analyze the educational trajectories of rural youth in the process of admission and permanence in higher education, with the Federal University of Delta do Parnaíba as the locus. The specific objectives were organized as follows: a) To explore the educational trajectories of rural youth in search of higher education; b) To investigate the effects of migration of these youth to urban areas; c) To evaluate how public policies serve and involve rural youth in higher education. The discussions and development of the research were structured on theoretical perspectives about rural youth, with the categories definition and characteristics of rural youth, panorama of education in rural areas and social and cultural identity of rural youth. Considering the methodological aspects, the data production process was based on data collected in semi-structured interviews with current and former students at the Federal University of Delta do Parnaíba, organized into three thematic axes: 1) Educational trajectories and adaptation challenges; 2) effects of migration to urban areas; 3) Public policies and educational inclusion. It was found, based on the meanings of rural youth, that they face a feeling of inadequacy when entering higher education. This experience of “not belonging” was shared among the students. However, even with the challenges, among which the most cited was the effect of migration, the search for higher education reflects the value that these young people attribute to education. Despite obstacles and pointing out that public policies are not fully effective, as they do not cover everyone, the students show satisfaction in entering higher education.
Keywords: Juventude Rural
Ensino Superior
Educação
Curso de Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/641
Issue Date: 17-Jul-2024
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Andressa Lima (REVISADO).pdf369,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.