Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Francisco Antônio Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901115696539402pt_BR
dc.creatorSantos, Dallyla Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9139923126720857pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-22T12:46:31Z-
dc.date.available2025-08-04-
dc.date.available2025-08-22T12:46:31Z-
dc.date.issued2025-07-05-
dc.identifier.urihttp://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/701-
dc.description.abstractThe research focuses on the manifestations of storytelling in teacher training, investigated through the analysis of Pedagogical Course Projects (PCPs) in Pedagogy. The main objective was to analyze how this practice is present in the training of educators, highlighting its importance as a didactic, formative, and mediating strategy for learning. Specific objectives included mapping references to storytelling in the PCPs and examining its approach in curricula, methodologies, and professional fields described in these documents. The methodology used was qualitative and documentary, with an analysis of thirteen PCPs from Brazilian public institutions. Data collection was carried out through systematic searches on the internet, and the analysis was based on reading and categorizing mentions of storytelling in curricular components, internships, and extension activities. The results indicate that, although present in some subjects — such as Children's Literature, Art, and Early Childhood Education — storytelling does not appear as a structuring element in teacher training, often being treated in a sporadic and indirect way. The PCPs from UFDPar, UFPI, UFC, and UFPA stood out, where the practice is more valued. In the final reflections, the author advocates for the integration of storytelling as a systematic pedagogical practice, linked to orality, playfulness, and interdisciplinarity, contributing to a sensitive, creative, and humanizing teacher training aligned with the Historical-Cultural Theory and the assumptions of the BNCC.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objeto de estudo as manifestações da contação de histórias na formação docente, investigadas a partir da análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Pedagogia. O objetivo central foi analisar como essa prática está presente na formação do pedagogo, destacando sua importância como estratégia didática, formativa e mediadora da aprendizagem. Como objetivos específicos, a autora buscou mapear as referências à contação de histórias nos PPCs e examinar sua abordagem nos currículos, nas metodologias e nos campos de atuação profissional descritos nesses documentos. A metodologia adotada foi qualitativa e documental, com análise de treze PPCs de instituições públicas brasileiras. A coleta dos dados foi realizada por meio de buscas sistemáticas na internet, e a análise baseou-se na leitura e categorização das menções à contação de histórias nos componentes curriculares, estágios e ações extensionistas. Os resultados apontam que, embora presente em algumas disciplinas — como Literatura Infantil, Arte e Educação Infantil —, a contação de histórias não aparece como um eixo estruturante da formação docente, sendo muitas vezes tratada de forma pontual e indireta. Destacaram-se os PPCs da UFDPar, UFPI, UFC e UFPA, onde a prática é mais valorizada. Nas reflexões finais, a autora defende a importância de integrar a contação de histórias como prática pedagógica sistematizada, articulada à oralidade, à ludicidade e à interdisciplinaridade, contribuindo para uma formação docente sensível, criativa e humanizadora, alinhada à Teoria Histórico-Cultural e aos pressupostos da BNCC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-08-04T17:07:24Z No. of bitstreams: 1 TCC DALLYLA.pdf: 728142 bytes, checksum: 78336b275c750e2b76dd4914cef386c3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Cátia Regina Furtado da Costa (catiarfc@ufdpar.edu.br) on 2025-08-22T12:46:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC DALLYLA.pdf: 728142 bytes, checksum: 78336b275c750e2b76dd4914cef386c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T12:46:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC DALLYLA.pdf: 728142 bytes, checksum: 78336b275c750e2b76dd4914cef386c3 (MD5) Previous issue date: 2025-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Delta do Parnaíbapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento 1pt_BR
dc.publisher.initialsUFDParpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContação de histórias;pt_BR
dc.subjectFormação docente;pt_BR
dc.subjectProjetos Pedagógicos de Curso.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTecendo Histórias Na Formação Docente: Referências E Práticas Da Contação De História Nos Projetos Pedagógicos Do Curso De Pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura Plena em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DALLYLA.pdf711,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.