Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/703
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Entre A Universidade E A Escola: Uma Análise Dos Subprojetos Do Pibid Na Formação De Pedagogo(A)S
metadata.dc.creator: Sousa , Lizandra Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Araujo , Francisco Antônio Machado
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objeto de estudo os subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculados ao curso de Pedagogia, visando compreender como essas iniciativas contribuem para a formação inicial de professores. O objetivo geral consistiu em analisar os subprojetos do PIBID vinculados ao curso de Pedagogia em instituições brasileiras, com foco nas propostas formativas e práticas pedagógicas desenvolvidas. Os objetivos específicos consistiram em: identificar os principais enfoques formativos presentes nos subprojetos do PIBID em cursos de Pedagogia e descrever as práticas pedagógicas propostas, relacionando-as à formação inicial docente. A metodologia adotada foi qualitativa, de caráter exploratório e documental, envolvendo a análise de subprojetos de diferentes instituições de ensino superior no Brasil e relatos de experiências de bolsistas e ex-bolsistas. Os resultados evidenciam que o PIBID promove uma articulação concreta entre teoria e prática, favorecendo o desenvolvimento da autonomia pedagógica dos licenciandos, principalmente em atividades voltadas à alfabetização e ao letramento. Os subprojetos analisados demonstram que a vivência escolar proporcionada pelo programa contribui significativamente para a constituição da identidade docente, ao permitir que os estudantes enfrentem desafios reais da profissão, desenvolvam práticas pedagógicas reflexivas e fortaleçam seu vínculo com a carreira docente. A pesquisa conclui que o PIBID se configura como uma importante mediação no processo de formação docente, ainda que não seja suficiente, por si só, para suprir todas as demandas da profissão. As reflexões geradas neste estudo podem subsidiar novas pesquisas na área da formação de professores, reafirmando o papel do PIBID como uma política pública relevante para o fortalecimento da educação básica e da formação de pedagogos comprometidos com a transformação social.
Abstract: This research investigates the subprojects of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) linked to Pedagogy degree programs, aiming to understand how these initiatives contribute to the initial training of teachers. The general objective was to analyze PIBID subprojects connected to Pedagogy courses in Brazilian institutions, focusing on the formative proposals and pedagogical practices developed. The specific objectives were: to identify the main formative approaches present in PIBID subprojects in Pedagogy courses and to describe the proposed pedagogical practices, relating them to initial teacher education. The methodology adopted was qualitative, exploratory, and documentary in nature, involving the analysis of subprojects from various higher education institutions in Brazil and experience reports from current and former scholarship holders. The results show that PIBID promotes a concrete articulation between theory and practice, fostering the development of pedagogical autonomy among pre-service teachers, especially in activities related to literacy and reading. The analyzed subprojects demonstrate that the school-based experiences provided by the program significantly contribute to the construction of teaching identity by enabling students to face real challenges of the profession, develop reflective pedagogical practices, and strengthen their commitment to the teaching career. The research concludes that PIBID represents an important mediating factor in the teacher education process, although it is not, by itself, sufficient to meet all the demands of the profession. The reflections generated in this study may support future research in the field of teacher education, reaffirming the role of PIBID as a relevant public policy for strengthening basic education and training educators committed to social transformation.
Keywords: PIBID;
Formação docente;
Pedagogia.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Delta do Parnaíba
metadata.dc.publisher.initials: UFDPar
metadata.dc.publisher.department: Departamento 1
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.ufdpar.edu.br/jspui/handle/prefix/703
Issue Date: 4-Jul-2025
Appears in Collections:Licenciatura Plena em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - LIZANDRA PEREIRA SOUSA.pdf365,25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.